Fale Conosco

20 de março de 2018

Cadetes do Corpo de Bombeiros finalizam semana de Estágio de Patrulha Rural



IMG 20180318 WA0042 270x202 - Cadetes do Corpo de Bombeiros finalizam semana de Estágio de Patrulha RuralOito cadetes do Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar (CFO-BM) e 24 cadetes de Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFO-PM) concluíram, na última sexta-feira (17) o Estágio de Patrulha Rural (EPaR) ministrado pelo Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga (GEOsAC) na cidade de Pocinhos. O GEOsAC é o grupamento responsável pela formação da doutrina de operações rurais na Paraíba.

Na oportunidade, os cadetes puderam ter acesso a nove disciplinas teórico-práticas, dentre as quais: socorro de urgência, resgate com cães, técnicas de sobrevivência e patrulha rural, análise de cenários, o que resultou em 90 horas-aulas. As disciplinas tinham como finalidade aperfeiçoar a atuação profissional no que tange a área rural, a fim de melhorar a prestação de serviços a sociedade. Na solenidade de fim do estágio, houve a presença do comando da Academia de Bombeiro Militar Aristarcho Pessoa (ABMAP) e dos familiares dos alunos.

Segundo a cadete Thaiane de Freitas, aluna do CFO-BM, “durante a semana que passamos no EPaR foi possível compreender como nós podemos atuar em conjunto com a Polícia Militar, principalmente nas ações de Combate. Além disso, nós conhecemos melhor o bioma da caatinga e suas particularidades, o qual é o único exclusivamente brasileiro, esse conhecimento favorece nossa atuação no interior do estado já que o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) também dispõe de unidades que são localizadas nessas áreas”.

De acordo o major Eduardo Alves, comandante da ABMAP, o estágio teve por finalidade “capacitar os cadetes bombeiros militares para o desempenho de busca e salvamento a pé e com uso de viaturas em área rural de forma integrada com as demais forças do Sistema Estadual de Segurança”.