João Pessoa
Feed de Notícias

Brincantes e bonecos contam a infância de Zé Lins

sexta-feira, 3 de junho de 2011 - 09:46 - Fotos:  Divulgação/Funesc

O grupo teatral Engenho Imaginário apresenta nesta sexta-feira (4), às 15h30, no Teatro Paulo Pontes, o espetáculo “Zé Lins – O pássaro poeta”, dentro da programação da Semana Cultural José Lins do Rego. A peça, que conta a história da infância do menino José Lins do Rego, também será encenada no sábado (4), às 16h.

O espetáculo “Zé Lins – O pássaro poeta” é baseado na obra literária de Ana Maria Machado, “O Menino que virou escritor”, com livre adaptação e direção de Valeska Picado.

No palco, embalados pela poesia musical, alguns dos principais personagens da infância de José Lins do Rego ganham vida através de bonecos e de atores que se revezam como brincantes para manipular os bonecos, as vezes numa mesma cena. Por meio de histórias, danças e canções o habilidoso elenco formado por David Muniz, Naná Viana, Carlos Anísio e Valeska Picado contam a vida do menino Dedé, que se tornou homem e poeta.

A peça utiliza a manipulação de bonecos mesclada a interpretação dos brincantes que, como na cultura popular, dançam e cantam músicas ao vivo, tendo a participação de um músico que  executa a trilha sonora das cenas.

O espetáculo foi agraciado, em 2009, com o Prêmio Miryam Muniz de Teatro, bem como recebeu o incentivo do Programa BNB de Cultura – Edição 2010 – Parceria BNDES. Por meio deles o espetáculo pode circular pelas cidades de João Pessoa, Pilar , Itabaiana (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Manhuaçú (MG) e Rio de Janeiro (RJ), onde o escritor José Lins do Rego viveu.

Serviço

Espetáculo teatral “Zé Lins – O Pássaro Poeta”

Local: Teatro Paulo Pontes da Funesc

Data: sexta- feira (3/06) e sábado (4/06)

Hora: sexta-feira às 15h30 e sábado às 16h

Ingresso: gratuito