João Pessoa
Feed de Notícias

Brincadeiras e atividades culturais marcam o encerramento do Espaço da Criança

quinta-feira, 11 de outubro de 2012 - 18:31 - Fotos: 

Mais de quatro mil pessoas passaram pelo Espaço da Criança – Uma Aventura de Conhecimento e Diversão, em João Pessoa. Foram dois dias de atividades em vários equipamentos culturais do Espaço Cultural, que trouxeram à tona um outro conceito de diversão, exaltando as manifestações populares, a cultura erudita e incentivando a criatividade das crianças. O evento foi promovido pelo Governo do Estado  e realizado pela Funesc em comemoração ao dia das crianças.

A presidente da Fundação, Lu Maia, fez um balanço positivo dos dois dias de evento. “O melhor termômetro para avaliar se a ação foi positiva é a alegria das crianças, e pelo rosto de cada uma das que passou por aqui, e nós cumprimos o papel. O Espaço Cultural ficou completamente colorido e se transformou num recanto de brincadeiras que divertem e resgatam a nossa cultura”, afirmou.

A vasta programação foi formada por 12 oficinas, 8 sessões do Planetário,  11 espetáculos de dança e teatro, 3 concertos, e ainda recitais de poesias, exibições de filmes e atividades realizadas nos stands dos órgãos que apoiaram a ação. As atividades aconteceram de forma simultânea nas unidades culturais, Planetário, Cine Bangüê, Espaço Cine Digital, Teatro de Arena, Praça do Povo, Pista de Patinação e mezaninos.

Na Praça do Povo, brincadeiras de rua como o pega-pega, barra-bandeira, caça ao tesouro, que estão caindo no esquecimento dos pequeninos devido à mudança de comportamento provocada pela tecnologia, foram resgatadas e fizeram a alegria dos meninos. Em contato com a cultura popular, a garotada também saiu em cortejos embalados por cantigas e personagens folclóricos. As crianças tiveram acesso a toda programação gratuitamente durante os dois dias. Palhaços, malabaristas e mágicos levaram um pouco do universo circense ao Espaço da Criança em performances e oficinas.

No stand Emepa, animais chamaram a atenção dos pequenos numa ação educativa que incentivou o amor pelos bichos . No Cine Digital, as crianças puderam assistir a curtas infantis. O Detran participou do Espaço da Criança com o programa “Na Pista Certa”, onde uma estrutura foi montada para dar noções de trânsito aos pequeninos com idade entre 5 e 9 anos. Após o evento a estrutura do “Na Pista Certa” continuará montada até o dia 17 de outubro.

O Corpo de Bombeiros participou do evento com aula de rappel. As secretarias do Meio Ambiente, Saúde e de Desenvolvimento Humano também participaram do Espaço da Criança realizando atividades educativas. A cobertura radiofônica foi feita pela Rádio Tabajara. O órgão fez flashs ao vivo durante a programação com  participação das crianças. A Tabajara também foi responsável pela trilha sonora da Praça do Povo.  O Instituto dos Cegos e Fundac também instalaram stands no local.

Na Pista de Patinação, o espaço dedicado às oficinas de criatividade esteve cheio de crianças. Elas aprendem a montar brinquedos, pintura e desenho, artes com miçangas, origami, grafite. Na oficina de modelagem os pequeninos colocam a mão na massa para criar suas peças em argila.

O Planetário foi um dos espaços mais disputados do evento. O programa, exibido  em oito sessões, foi especialmente escolhido para os pequenos, com narração feita por duas crianças.

No  Bangüê a tarde de quarta-feira contou com o concerto da Orquestra Sinfônica Infantil da Paraíba sob regência da maestrina Norma Romano. Nesta quinta-feira, a Orquestra Sinfônica da Paraíba apresentou um concerto especial, com a participação de palhaços e do ator Luiz Carlos Vasconcelos. Em uma performance divertida e criativa, o maestro Alex Klein interagiu com a meninada que assistiu ao espetáculo sinfônico.