João Pessoa
Feed de Notícias

Brasília sedia Conferência Nacional de Cultura

quinta-feira, 11 de março de 2010 - 10:03 - Fotos: 

Começa hoje (11) em Brasília a 2ª Conferência Nacional de Cultura. A abertura será às 19h no Teatro Nacional e as discussões ocorrerão a partir de amanhã (12) no Centro de Convenções Brasil 21.

Até domingo (14), artistas, produtores culturais, investidores e gestores da cultura vão participar de debates sobre cinco eixos temáticos: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; Gestão e Institucionalidade da Cultura.

 O objetivo do encontro é propor estratégias para o fortalecimento da área, a universalização do acesso dos brasileiros às produções culturais e a implementação e consolidação do Sistema Nacional de Cultura.

E é dentro desta programação que o Subsecretário de Cultura da Paraíba, David Fernandes fará o lançamento do mais novo periódico na área cultural do Estado. Trata-se do Cadernos de Cultura nº 01, publicação de responsabilidade da Subsecretaria Executiva da Cultura que pretende, neste número e nos que ocorrerão a cada dois meses, divulgar opiniões e idéias dos diferentes campos da cultura, produzidas por autores locais ou convidados, além de prestar contas das ações da Subsecretaria da Cultura.

A Subsecretaria Executiva da Cultura do Estado da Paraíba resolveu, propor um periódico totalmente dedicado à difusão e ao debate sobre a nossa produção cultural, com o nome de Cadernos de Cultura – numa justa homenagem a José Simeão Leal, um dos mais destacados divulgadores da cultura brasileira.

O periódico será distribuído entre artistas, professores e instituições culturais e de ensino do Estado. Nesta edição, como homenagem póstuma, será publicada a obra fotográfica de Marcos Veloso, nosso saudoso Paviva.

O professor David Fernandes afirma que a revista também, estará aberta a todos aqueles que no desejo de colaborar com suas idéias, possam contribuir para a manutenção da publicação, dentro dos propósitos de ser um veículo difusor do pensamento cultural e artístico.

A edição geral da revista é de Dyógenes Chaves e o jornalista responsável é Elinaldo Rodrigues, Gerente Executivo de Apoio à Cultura da Subsecretaria Executiva de Cultura.

Da assessoria da SSC