João Pessoa
Feed de Notícias

Brasileiros vencem prova de triathlon e confederação anuncia novo evento

domingo, 7 de abril de 2013 - 21:24 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

Os atletas brasileiros Diogo Sclebin e Pâmella Oliveira foram os vencedores do ‘João Pessoa ITU Pan American Cup’ realizado neste domingo (7) na capital paraibana. A prova deste final de semana abre o período de buscas por pontuação com vistas à classificação para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. O evento trouxe à Paraíba triatletas do Brasil e países da América Latina e teve apoio do Governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer.

A Confederação Brasileira de Triathlon (CBTrip) anunciou que João Pessoa entrou definitivamente no calendário internacional de provas de triathlon. O presidente Carlos Froes afirmou que nos dias 22 e 23 de março de 2014, a capital paraibana vai sediar uma etapa da ‘Sprint Triathlon’. “Ficou claro que a população abraçou a modalidade. É a quarta vez que realizamos uma etapa do ITU Pan American Cup em João Pessoa e o número de atletas aumenta a cada ano. Todos estão de parabéns pela organização e pelo comprometimento em garantir sua realização”, declarou.

Disputas - As provas foram realizadas na praia do Cabo Branco, a partir das 7h30, quando as triatletas femininas entraram no mar. Desde o início, a atleta Pâmella Oliveira confirmou o favoritismo. A catarinense dominou todos os fundamentos na natação, ciclismo e corrida. Ela cruzou a linha de chegada em primeiro, seguida por Carolina Corriela e Flávia Alvarenga.

O presidente da Federação Paraibana de Triathlon (Fetrip), Márcio Córdula, disse que o nível das provas feminina e masculina foi de alto nível, já que muitos atletas participaram da última olimpíada. Ele também comentou a decisão da CBTrip de escolher João Pessoa para uma etapa do ‘Sprint Triathlon’ para 2014. “Estamos muito felizes. Todos que organizaram esta etapa sabiam que estávamos buscando a confirmação de João Pessoa para sediar um evento internacional com a participação da elite mundial”, disse.

Sol forte - A largada da categoria masculina ocorreu às 9h30 sob um sol forte. A maioria dos triatletas ouvidos pela reportagem afirmou que o forte calor seria fator preponderante para vencer a prova. Bruno Sclebin, por exemplo, após a largada da natação (primeira prova da manhã) fez a transição para o ciclismo no pelotão intermediário.

Sclebin passou a liderar a prova durante a corrida de 10 km. “Sabíamos das dificuldades no circuito de João Pessoa, que é muito técnico. Mas dosei minhas forças e consegui um excelente resultado neste início de 2013″, declarou.

Os secretários estaduais Estela Bezerra (Comunicação) e Tibério Limeira (Esporte e Lazer) fizeram as entregas dos troféus para os três primeiros vencedores no feminino e masculino. A secretária Estela Bezerra destacou a importância do Governo do Estado apoiar a Federação Paraibana de Triathlon (Fetrip) na realização do ‘João Pessoa ITU Pan American Cup’. “Sabemos da importância da prática do esporte para a formação do caráter e do bem-estar das pessoas. Por isso apoiamos a iniciativa da federação em organizar este importante evento que trouxe para João Pessoa a elite do triathlon”, disse Estela.