João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros terminam curso para manuseio de fogos de artifício

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015 - 14:51 - Fotos: 

Mais 18 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) passaram pelo curso de ‘Blaster Pirotécnico’, que habilita os profissionais para manusearem fogos de artifícios em ambientes externos e internos. O objetivo é que os militares tenham o conhecimento necessário para fiscalizar a correta instalação dos artefatos em eventos como shows ao ar livre ou em casas privadas, de forma a preservar a segurança do patrimônio e, sobretudo, das pessoas e dos animais.

O curso teve duração de dois dias, totalizando uma carga de 20 horas. Segundo o professor da Associação Paranaense de Pirotecnia e instrutor do curso realizado na Paraíba, Emerson da Silva Seixas, a qualificação tem validade de dois anos, conforme estabelece as normativas do Exército referentes ao assunto. História da pirotecnia, pólvoras principais, tipos de bombas, legislação, efeitos, montagem e segurança nos shows estão entre as disciplinas ministradas.

As aulas foram realizadas no Quartel do Comando Geral dos Bombeiros (QCG), na capital, e também envolveram civis de outros órgãos do Estado e lojistas que vendem fogos de artifício. O curso aconteceu na terça-feira (13) e na quarta-feira (14), mas a entrega dos certificados foi feita nesta quinta-feira (15), no auditório no QCG.

Na ocasião, o comandante geral da corporação, coronel Jair Carneiro de Barros, enfatizou a importância de ter no Estado profissionais qualificados na área.“Nossa maior preocupação é evitar que pessoas sem esse conhecimento utilizem esses equipamentos, pondo em risco a segurança da população. Por isso, trouxemos para o curso um representante, oficial, de cada batalhão dos Bombeiros em todo o Estado, e que trabalham diretamente com a fiscalização de artefatos pirotécnicos”, destacou Jair, que fez a entrega dos certificados aos concluintes.

Além dele, também participaram da entrega o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Denis Nery, o vice-diretor da Diretoria de Atividades Técnicas, o tenente coronel Nazareno Oliveira, e os instrutores Emerson da Silva e Alcir Goulart.  Esses últimos foram homenageados pelo comandante geral, através de um certificado de agradecimento pelo empenho na ministração das aulas. A expectativa é que, ainda este fim de semana, uma nova turma seja formada na cidade de Sousa, no Sertão do Estado, abrangendo mais bombeiros lotados no interior da Paraíba.