João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros têm projeto de melhoria operacional

segunda-feira, 17 de maio de 2010 - 17:29 - Fotos: 
O coronel Ricardo Rodrigues, comandante do Corpo de Bombeiros da Paraíba, deu início na manhã desta segunda-feira (17) ao Projeto Fênix, que tem como objetivo dotar os participantes do processo de recapacitação e de conhecimentos que os permitam desenvolver habilidades em áreas específicas de atuação operacional da corporação, com vistas a aperfeiçoar e padronizar a prestação de serviços à sociedade.

A abertura aconteceu no auditório da Corporação e contou com a participação dos alunos que integram o projeto, sob o comando do capitão Erik Francisco Silva de Oliveira. O Projeto Fênix acontece até o próximo dia 21.

Atuação – Elaborado pelo comando do Corpo de Bombeiros, a iniciativa tem como áreas de atuação a prevenção e combate a incêndio estrutural; combate a incêndio florestal, salvamento terrestres, salvamento em altura, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar, produtos perigosos, sistema de comando e incidente, busca e resgate em estruturas colapsadas e resgate veicular.

O coordenador do Fênix, capitão Erik Francisco Silva de Oliveira, disse que serão implantadas mais duas áreas: salvamento em deslizamentos e salvamento em áreas inundadas. “O projeto será dividido em dois núcleos para que todos participem”, disse. Dois oficiais, tenentes Joana e Martins, mais os sargentos Otaviano e Alessandro foram escolhidos como instrutores da recapacitação.

Promoções – A edição de sexta-feira (14) do Diário Oficial do Estado (DOE) publicou atos assinados pelo governador José Maranhão, promovendo dois oficiais do Corpo de Bombeiros, e ainda de nomeação dos comandantes dos 1º Batalhão e de Busca e Salvamento da corporação.
Ao posto de coronel foi promovido o tenente-coronel Cícero Hermínio do Nascimento Filho. Na mesma edição também foi publicada a promoção de Jessé Felizardo da Silva ao posto de 1º tenente.

Para o comando do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, que funciona na sede do 1º BPM, foi nomeado o capitão José Carlos de Souza Nóbrega, em substituição ao coronel Cícero, e para o comando do Batalhão de Busca e Salvamento, o capitão Erick Francisco Silva de Oliveira, em substituição ao coronel José Jobson Ferreira.

Após a publicação no DOE do ato de promoção ao posto de coronel, Cícero Hermínio foi recebido pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Ricardo Rodrigues e, em seguida, dentro da tradição da corporação, o coronel Cícero tomou banho de farda na piscina existente no quartel.

Coronel Cícero era o comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar e fez questão de lembrar que entrou na Corporação no dia 7 de fevereiro de 1983 como soldado. “Chegar aonde cheguei é muita honra”, disse.

Cardoso Filho, da Secom-PB