João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros reforçam efetivo para Carnaval nas praias da Paraíba

sábado, 9 de fevereiro de 2013 - 12:02 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

O Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba montou um esquema especial de efetivo para atender, com segurança, toda a orla marítima neste feriadão de carnaval, com início neste sábado (9) até a próxima terça-feira (12). A operação aquática conta com 308 militares, 26 viaturas, sendo cinco embarcações, um ônibus da corporação para distribuição de pessoal e material de serviço, como lanchas, botes infláveis e motos aquáticas (jet ski).

Além disso, a segurança dos banhistas será garantida por 33 postos de guarda-vida à beira mar, desde a Praia de Lucena até Acaú. Cada posto do Corpo de Bombeiros ao longo das 26 praias que compõem todo o Litoral Norte e Sul da Paraíba contará também com kits de primeiros socorros para eventuais emergências.

De acordo com o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, major Erik Oliveira, a finalidade da Operação Carnaval é garantir segurança à população durante o lazer nas praias e as atividades de defesa civil. “Queremos que a população tenha um carnaval tranquilo, principalmente no que diz respeito à segurança aquática”, destacou.

Ele informou ainda que serão utilizados vários equipamentos para salvamento, entre eles, pranchas, caiaque, tubo de resgate para salvamento aquático (rescue tube) e poder de resgate (rescue can).

As atividades de prevenção aquática terão um reforço maior nas praias que apresentam maior periculosidade e riscos aos banhistas, tais como: Praia Bela, Coqueirinho, Tabatinga e Gramame. A orientação é que as pessoas que não conhecem os mananciais e os “maceiós”, cujas águas são traiçoeiras, procurem o salva-vidas. Os bombeiros orientam ainda que as pessoas evitem entrar na água após ingerir bebida alcoólica.

O major Erik Oliveira informou também que serão distribuídas pulseirinhas de identificação para as crianças. O objetivo é evitar que elas se percam dos pais. Além do efetivo do Batalhão de Busca e Salvamento empenhado na segurança aquática, serão utilizados efetivos para combate a incêndios e resgate de acidentes em rodovias. A Capitania dos Portos da Paraíba também realiza um trabalho integrado com a fiscalização das embarcações e do tráfego aquaviário.

Operação Carnaval 2012 – Durante os quatro dias da Operação Carnaval do ano passado foram registradas 52 ocorrências, das quais um óbito por afogamento, 29 salvamentos aquáticos, sendo as demais ocorrências de primeiros socorros, advertência e orientação aos banhistas.