João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros realizam treinamento de mergulho no Porto de Cabedelo

quinta-feira, 17 de agosto de 2017 - 10:57 - Fotos:  Secom-PB

Alunos do Curso de Mergulhador Autônomo de Resgate (Cmaut), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), participaram de uma instrução prática, no Porto de Cabedelo, na manhã dessa quarta-feira (16). O treinamento fez parte da disciplina Mergulho Livre, na qual os bombeiros aprendem a imergir em grandes profundidades sem cilindro de ar comprimido (respirador).

Conforme o instrutor, major Tiago Aragão, no porto os alunos simularam uma ocorrência real, mergulhando 12 metros em apneia (utilizando o ar dos próprios pulmões). “Escolhemos o porto porque é um lugar com grande tráfego de embarcações e já teve situações em que um veículo caiu da balsa e o condutor dele acabou se afogando”, contou, ao citar que os mergulhadores são capacitados para busca de pessoas e objetos em ambientes subaquáticos.

Ele afirmou, ainda, que em uma situação verídica a intervenção deve ser feita o mais rápido possível, no intuito de retirar a vítima da água com vida. Por isso, pode ser necessário o mergulho em apneia.

A disciplina tem carga horária de 45 horas aula e três provas práticas que determinam a aprovação do bombeiro. Todo o Cmaut tem duração aproximada de dois meses. Atualmente, o Corpo de Bombeiros conta com 16 mergulhadores já formados e cinco em curso – incluindo duas mulheres. A nova turma teve início em 4 de agosto último.