João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros realizam treinamento de combate a incêndio com agente químico

quinta-feira, 8 de outubro de 2015 - 12:45 - Fotos:  Secom-PB

Bombeiros militares lotados em Campina Grande passaram, na manhã desta quinta-feira (8), por um treinamento de combate a incêndio com o uso de agente químico. O produto em questão foi o Líquido Gerador de Espuma (LGE), uma espécie de ‘detergente’ que é adicionado à água para aumentar a eficiência do combate às chamas em líquidos inflamáveis – a exemplo de gasolina e álcool.

Conforme o capitão Diego Matias, responsável pela instrução, o uso do LGE traz uma economia de duas a três vezes no consumo de água durante uma ocorrência de combate a incêndio. Isso porque ele conduz a um controle bem mais rápido do fogo. “Ele é um produto químico não perigoso que maximiza o efeito extintor da água, diminuindo a tensão superficial dela, permitindo assim que ela tenha um melhor espalhamento. Além disso, ele produz bolhas de espuma que têm a capacidade de consumir mais calor”, explicou.

Segundo o oficial, o Líquido Gerador de Espuma também pode ser utilizado em incêndios classe A, que são aqueles em materiais sólidos como madeira, papel, borracha, plástico e espuma. No entanto, a substância não é recomendada para incêndios em materiais com energia elétrica, já que ela é um condutor de eletricidade. A instrução com os bombeiros aconteceu na sede do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, em Campina Grande, e envolveu sete militares que trabalham diretamente nas guarnições de combate a incêndio.

“O objetivo desse treinamento é reforçar nossa capacitação para atuar em incêndios, sobretudo nesse período em que a temperatura está ficando mais elevada e propícia para incêndios em vegetações e terrenos baldios. Nesse sentido, pedimos o apoio da sociedade para que não façam queimadas, pois no clima em que estamos o risco de propagação do fogo é grande”, completou.