João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros realizam instrução de salvamento aquático

sexta-feira, 17 de abril de 2015 - 13:02 - Fotos: 

A praia do Bessa, na capital, foi a escolhida pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) para a realização de uma instrução de salvamento aquático, dentro do Curso de Mergulhador Autônomo de Regaste (Cmaut), nesta sexta-feira (17). O local, conhecido como ‘Caribessa’, é um dos pontos turísticos da cidade, bastante frequentado por praticantes de esportes náuticos.

Conforme o chefe da seção de Relações Públicas do CBMPB e instrutor do Cmaut, major Tiago Aragão, as orientações repassadas foram focadas justamente nas técnicas para retirada de vítima da água, com suspeita de lesão na coluna (Traumatismo Raquimedular), incidente que pode acontecer quando se pratica esportes como surf, esqui aquático, windsurf, vela, caiaque, entre outros.

Nesse sentido, os bombeiros foram capacitados para realizar o resgate do banhista sem agravar a lesão sofrida por ele. “A aula também serviu para orientar os bombeiros sobre as características de cada tipo de praias. A do Bessa, por exemplo, é considerada abrigada ou protegida, porque apresenta zona de corais a aproximadamente 600 metros da costa, o que retira uma boa parte das forças das ondas”, explicou Aragão.

O Curso de Mergulhador Autônomo de Resgate teve início em março e tem carga horária prevista de 555 horas aula. O objetivo é qualificar os militares para executar atividades de busca e resgate de pessoas, animais, cadáveres e bens públicos nos diversos ambientes subaquáticos (açudes, represas, lagos, lagoas, rios, riachos, canais, mar aberto, etc.).