Fale Conosco

27 de maio de 2015

Bombeiros promovem curso de atendimento a emergências com produtos perigosos



Para capacitar o efetivo no que diz respeito às primeiras medidas a serem tomadas em caso de emergência envolvendo produtos perigosos, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realiza um curso de qualificação nessa área. O treinamento tem início nesta quinta-feira (28), com uma aula inaugural, às 8h, na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), na Capital.

Todo o curso, que tem carga horária prevista em torno de 15h, será ministrado pelo ex-comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e especialista na área, coronel Wanderley Pereira. “O militar pode se deparar em seu dia a dia de trabalho com acidentes em rodovias envolvendo carretas que transportam produtos explosivos, corrosivos, tóxicos, inflamáveis, entre outras categorias”, citou.

“Nesses casos, ele precisa saber identificar a presença do material perigoso para adotar as medidas de isolamento cabíveis, neutralizar o risco e assim não acabar sendo uma vítima também”, alertou. O curso segue a padronização internacional que é utilizada em todo o Brasil. No total, 40 bombeiros e três policiais militares serão qualificados durante esta quinta-feira e sexta-feira (29).

Entre os conhecimentos a serem adquiridos estão: características que diferem uma emergência envolvendo produtos perigosos de uma rotineira; conceituação dos produtos perigosos e categorização dos agentes que constituem o mesmo; enumeração da classificação de risco dos produtos perigoso; identificação do material com segurança e procedimentos de primeira resposta à emergência com produtos perigosos.