João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros passam por treinamento de resgate a vítimas de desmoronamento

sexta-feira, 16 de outubro de 2015 - 18:12 - Fotos: 

Um total de 60 bombeiros militares da Paraíba deve passar, durante este mês, por um Treinamento de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas – Tbrec (desmoronadas). A qualificação, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), por meio do Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar (BAPH), acontece nas sextas-feiras, no Quartel do Comando Geral, na Capital, com carga horária média de 8h por turma.

Conforme o tenente Eliúde Santiago, um dos instrutores do curso, o treinamento será aplicado a quatro turmas, com 15 alunos cada. A primeira foi treinada na última sexta (9) e a segunda tem aulas durante toda esta sexta (16). “O objetivo é capacitar nosso efetivo para atender ocorrências envolvendo vítimas de desabamento”, contou.

Segundo ele, ao longo das instruções, teóricas e práticas, são abordados temas como o atendimento de primeiros socorros a vítimas de trauma, segurança em ocorrências com estruturas colapsadas, marcação de locais de vítimas, autonomia de equipes em locais de ocorrência, manuseio de ferramentas e outros.

A equipe de instrutores também é formada pelo tenente Antônio, tenente Medeiros, sargento Uirapuru, cabo Jackson e soldado Clayton. Os bombeiros militares que desejam participar do curso devem procurar a seção de relações públicas do BAPH, pois ainda há vagas abertas.