João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros participam de treinamento aquático em Campina Grande

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015 - 11:24 - Fotos:  Secom-PB

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), através do 2º Batalhão em Campina Grande, deu início a um treinamento aquático de todo o efetivo operacional. O objetivo é requalificar os bombeiros com foco na Operação Verão, que se estende até o final de fevereiro, compreendendo o período de Carnaval. Os treinamentos acontecem desde terça-feira (6), na piscina do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Campina.

As instruções, que acontecem com duração média de uma hora, são repassadas para o pessoal escalado para o serviço de dia das diversas modalidades: Salvamento Aquático, Combate a incêndio e Atendimento Pré-Hospitalar, além das equipes do expediente administrativo.

Conforme a comandante do 2º Batalhão Bombeiro Militar (2º BBM), tenente coronel Jousilene de Sales Tavares, a unidade abrange mais de 60 municípios e atua, na Operação Verão, na prevenção em áreas próximas a rios e açudes.

Ela destacou ainda, que o treinamento aquático envolve exercícios de flutuabilidade, travessias com nado do tipo ‘reboque’ – utilizado para retirada de vítimas de afogamentos –, nado submerso, crawl e outros. A ideia é que nas próximas três semanas todo o efetivo seja capacitado, com uma média de 30 bombeiros qualificados por dia.