João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros participam de Curso de Especialização em Salvamento Terrestre

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014 - 09:57 - Fotos: 

Dois oficiais do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba participaram, nos últimos dois meses, de um Curso de Especialização em Salvamento Terrestre realizado em Goiás. A capacitação, que reuniu disciplinas diversas relacionadas ao resgate de vítimas em áreas de difícil acesso, formou 25 militares de quatro estados do país, sendo dois deles da Paraíba. Foram eles os tenentes Thiago Antônio Araújo, do Batalhão de Atendimento Pré-hospitalar, e Luíz Geraldo Tavares, da Diretoria de Ensino e Instrução.

Os participantes serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no curso para os demais militares da corporação paraibana. “De uma forma geral, os conteúdos repassados irão aperfeiçoar as técnicas que já aplicamos nas diversas ocorrências operacionais, a exemplo dos acidentes automobilísticos. Além disso, vão auxiliar na capacitação do efetivo, já que ministramos a parte de Salvamento Terrestre nos cursos de formação”, pontuou o tenente Thiago Antônio, que foi o primeiro colocado do curso.

“Nosso anseio, com o término da qualificação, é atender de forma mais qualificada a todo e qualquer socorro que necessitar a sociedade paraibana”, completou o oficial. Ele lembrou que entre as disciplinas vistas estavam salvamento em espaço confinado, salvamento veicular, socorro às vítimas eletrocutadas, emergências psiquiátricas, resgate em cavernas e resgate aéreo – com uso de helicóptero; além de resgate de vítimas de enchentes e inundações.

O Curso de Especialização em Salvamento Terrestre foi encerrado na última terça-feira (9). As aulas foram lecionadas em diferentes regiões do Estado de Goiás, com um módulo de resgate em estruturas colapsadas (que entraram colapso) ministrado pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, dentro do próprio Estado.