João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros militares atuam nas 26 praias paraibanas neste carnaval

domingo, 10 de fevereiro de 2013 - 12:47 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

O trabalho do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba está garantindo a segurança dos banhistas em toda a orla marítima neste carnaval. Além da patrulha e orientação para evitar afogamento, as equipes de bombeiros militares identificam crianças com pulseiras, uma medida preventiva no caso de alguma se perder dos pais ou responsáveis.

Antonio Silva Ferreira estava na praia de Cabo Branco com seus três filhos pequenos que receberam as pulseiras de identificação do Corpo de Bombeiros. “É importante essa ação porque de repente em questão de segundos a gente pode perder de vista as crianças e elas identificadas fica mais fácil encontrá-las”, afirmou.

Na água outras equipes de bombeiros patrulhavam áreas para evitar afogamento de banhistas e também orientá-los para evitar se distanciar da área de segurança.

A capitã Patrícia Cabral, do Corpo de Bombeiros, informou que nas áreas que compreendem o Retão de Manaíra, Busto de Tamandaré e Gramame Norte estão instalados oito postos de observação com 23 bombeiros militares, dois jet ski e um bote inflável. Os banhistas que vêm de cidades do interior recebem orientação especial para evitar incidentes com crianças e o excesso de bebidas alcoólicas.

Até a terça-feira de carnaval a operação aquática conta com 308 militares, 26 viaturas, sendo cinco embarcações, um ônibus da corporação para distribuição de pessoal e material de serviço, como lanchas, botes infláveis e motos aquáticas (jet ski).

No total foram instalados 33 postos de guarda-vida à beira mar, desde a Praia de Lucena até Acaú. Cada posto do Corpo de Bombeiros ao longo das 26 praias que compõem todo o Litoral Norte e Sul da Paraíba conta também com kits de primeiros socorros para eventuais emergências.

As atividades de prevenção aquática estão reforçadas nas praias que apresentam maior periculosidade e riscos aos banhistas: Praia Bela, Coqueirinho, Tabatinga e Gramame. A Capitania dos Portos da Paraíba também realiza um trabalho integrado com a fiscalização das embarcações e do tráfego aquaviário.