Fale Conosco

9 de dezembro de 2011

Bombeiros lançam ‘Operação Verão’ e realizam competição na orla de JP



O comando do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba vai lançar, às 8h deste sábado (10), em solenidade no Busto de Tamandaré, a “Operação Verão 2011/2012”, que vai atuar na região metropolitana de João Pessoa. O objetivo é reduzir o número de acidentes típicos desta estação, por meio da atuação direta dos guarda-vidas nas praias de todo o litoral e das ações preventivas promovidas pela Corporação.

Com aproximadamente 120 km de extensão, o litoral paraibano conta com um efetivo pronto para atuar no dever de salvar vidas. Neste verão, a equipe terá reforço: serão mais de 150 bombeiros do efetivo do Batalhão de Busca e Salvamento, além de alunos dos cursos de formação de oficiais (35), formação de sargentos (46) e formação de soldados (70).

Até a manhã desta sexta-feira (9), o ano de 2011 registra 1.321 ocorrências de salvamento – dessas, 258 foram de salvamento aquático. Os guarda-vidas da Corporação reduziram em 29,3% o número de ocorrências, em relação ao mesmo período do ano passado; no período crítico do Carnaval, a redução foi de 35,08% em relação a 2010.

Salvamento em terra – A Companhia Regional de Atendimento Pré-Hospitalar (Craph), instalada no Hospital de Emergência e Trauma, também teve bons resultados em 2011. Apesar do visível crescimento da região metropolitana, o Craph conseguiu atender 3.459 ocorrências este ano – a maioria, causadas por acidentes automobilísticos.

Para amenizar os danos e diminuir o tempo de resposta nesse tipo de acidente, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Saúde do Estado (SES) firmaram convênio para a aquisição de dez novos desencarceradores, equipamentos utilizados na remoção de vítimas presas em ferragens, que serão entregues à sociedade paraibana na solenidade deste sábado.

A Operação Verão do Corpo de Bombeiros vai prevenir contra afogamentos em todo o litoral, em piscinas e balneários paraibanos, e contra os acidentes de forma geral, com o intuito de garantir o bem-estar e o lazer tranqüilo para a população paraibana.

Travessia – Logo após a solenidade de lançamento da “Operação Verão”, acontecerá a competição Travessia Open Bombeiro Militar, dentro das comemorações pelo dia do Guarda Vida, com saída prevista para as 9h deste sábado (10). O percurso vai do Batalhão de Busca e Salvamento ao busto de Tamandaré, perfazendo um total de 1,5 quilômetros.