João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros instalam canil para busca e salvamento de vítimas

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014 - 12:29 - Fotos:  Secom-PB

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM-PB) inaugurou, nessa quinta-feira (18), as instalações da Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (canil), localizada no Quartel do Comando Geral, em João Pessoa. A unidade conta com dois animais, que estão em período de treinamento para auxiliar nas operações de detecção e salvamento de vítimas.

Conforme o adestrador do canil, tenente Edson Ferraz, os cães serão ensinados a sinalizar quando encontrarem pessoas perdidas em matas ou florestas, além de vítimas de soterramento (em situações de desabamento de prédios ou deslizamento de barreiras) e cadáveres.

“Os animais são irmãos da mesma ninhada, da raça labrador, e têm um ano e oito meses de vida. Eles estão sendo treinados há oito meses para que possam estar prontos. O cão leva, em média, um ano e meio para chegar nesse ponto, mas o tempo de desenvolvimento pode variar por animal”, informou Edson, ao acrescentar que o adestramento acontece em três etapas: básico, intermediário e avançado.

Na primeira fase, é trabalhada a obediência, os comandos para manter o controle do cão e, em seguida, é iniciado o treinamento em busca. “Nossos animais entraram no estágio avançado e têm se desenvolvido bem”, completou o tenente Edson.

A Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães faz parte da estrutura do Batalhão de Busca e Salvamento, sediado no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa. No entanto, por questões de espaço para treinamento, o canil foi instalado no Quartel do Comando Geral e poderá atender ocorrências em todo o Estado. Atualmente, são quatro adestradores especializados para trabalhar com os dois cães.

A expectativa é de que, em 2015, eles promovam cursos de qualificação para outros militares. A meta é ampliar o efetivo de adestradores e levar o canil para outras cidades. A unidade tem como comandante o major Almir Peixoto e foi criada através da portaria 023/2013, do Quartel do Comando Geral, e publicada no Boletim Interno de agosto do mesmo ano.

Para o comandante geral da corporação, coronel Jair Carneiro de Barros, a instalação do canil é uma inovação e equipara o Corpo de Bombeiros da Paraíba às outras instituições militares que têm cães de salvamento.

“Estamos caminhado para esse nível de excelência no atendimento à sociedade paraibana. Os animais possuem habilidades tanto de cunho profissional operacional quanto terapêutico, já que poderão ser usados na cinoterapia, que é a terapia realizada com o auxílio de cães”, destacou o comandante.

Investimentos – O espaço que hoje abriga o canil foi construído este ano e demandou um investimento na ordem de R$ 4,7 mil. Todo o material de expediente e aparelhamento que compõe a seção veio das aquisições do Governo do Estado para os Bombeiros ainda em 2014.  Só este ano, foram mais de R$ 13 milhões investidos pelo Governo do Estado na corporação, com a aquisição de fardamentos, material administrativo, operacional e viaturas.