João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros iniciam programa que leva segurança a condomínios de JP

segunda-feira, 3 de maio de 2010 - 14:42 - Fotos: 
O comando do Corpo de Bombeiros implantou no sábado (1º) o Programa ‘Bombeiros nos Condomínios’. O primeiro prédio visitado foi o Condomínio Residencial Recanto das Artes, localizado no Bairro de Manaíra, e a abertura da ação foi feita pelo coronel Ricardo Rodrigues, comandante da corporação, contando com a participação da Banda de Música da Polícia Militar.

Palestras, demonstração sobre segurança contra incêndio, manuseio do botijão de gás de cozinha, primeiros socorros e ao final um passeio com as crianças moradoras do prédio fizeram parte das atividades. Pelo menos 70% dos moradores do condomínio assistiram as demonstrações, inclusive com aula prática.

Na abertura, o coronel Rodrigues disse que o programa constitui uma iniciativa importante “para que a população tenha conhecimentos básicos de como se comportar diante do perigo, principalmente na prevenção de incêndios e primeiros socorros”.

O objetivo do programa, conforme o comandante do CB, é conscientizar as pessoas da necessidade de evitar os acidentes domésticos que afetam principalmente as crianças. O coronel Rodrigues acrescentou que durante as visitas, os bombeiros também realizam inspeção técnica nos prédios. “Nossa intenção é oferecer o máximo de segurança para toda a população”, salientou.

Durante cerca de três horas os bombeiros utilizaram os equipamentos de salva-vidas, orientando sobre como as pessoas devem proceder diante de um vazamento de botijão de gás, e ainda fizeram uma demonstração de rapel. Os moradores conheceram os riscos de acidentes em banheiros e cozinhas e principalmente como usar o extintor de incêndio.

O síndico do condomínio ‘Recanto das Artes’, coronel reformado do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Haroldo Machado Júnior, considerou importante a iniciativa do Corpo de Bombeiros da Paraíba que, segundo ele, “estava precisando de um líder para que a tropa pudesse mostrar todo o seu potencial”. O coronel Ramilton Cordeiro, secretário Executivo da Segurança e da Defesa Social, e o presidente do Sindicato das Empresas de Venda, Locação, Administração de Imóveis e dos Condomínios do Estado da Paraíba (Secovi-PB), Idalino Dantas, também participaram do evento.
 

Cardoso Filho, com fotos de Walter Rafael, da Secom-PB