João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros fazem treinamento de combate a incêndio em Campina Grande

terça-feira, 6 de dezembro de 2011 - 20:36 - Fotos: 

Secom-PB

O 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Campina Grande ofereceu, nesta terça-feira (6), um treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio a 26 funcionários de 13 empresas da cidade, com a finalidade de capacitar sobre a prevenção e a extinção de princípios de incêndio e a correta utilização de extintores, hidrantes e mangueiras.

As atividades foram desenvolvidas nas dependências do quartel do 2º BBM, no bairro de São José, em Campina Grande. O conteúdo programático do treinamento contou com Teoria do Fogo; Propagação do Fogo; Classes de Incêndio; Prevenção de Incêndio; Métodos de Extinção; Métodos de Prevenção; Agentes Extintores; e Equipamentos de Combate a Incêndio.

Participaram da capacitação dois representantes das empresas Tess – Indústria e Comércio; Cipresa; Fuji; Alpargatas; Felinto; Shopping Boulevard; Forno de Pizza; Plasticamp; Americanflex; Silvana S.A.; Supergás-Liquigás; Móveis Aiam; e Instituto Neuropsiquiátrico de Campina Grande.

O major Fábio Santos, comandante do 2º BBM, recepcionou os participantes do treinamento e destacou a importância do evento, que vai transformar cada representante de empresa em um multiplicador das técnicas de combate a incêndio.

O treinamento foi ministrado pelo capitão Antônio Ramalho, chefe do Centro de Atividades Técnicas (CAT) do 2º BBM, auxiliado pelos tenentes Rocha e Martins, sargento Fagner e soldados Itamar e Dario. As atividades práticas aconteceram na pista de treinamento do quartel.

Secom-PB

Teoria do Fogo – O fogo é uma manifestação de combustão rápida com emissão de luz e calor. Constituído por três entidades distintas, que compõem o chamado “triângulo do fogo”. São eles o combustível (aquilo que queima, como a madeira), o comburente (entidade que permite a queima, como o oxigênio) e o calor. Sem uma ou mais dessas entidades, não pode haver fogo.

Mais recentemente, foi aceito um novo componente necessário para existir o fogo, a chamada “reação em cadeia”. Com a inclusão da reação em cadeia surgiu um novo modelo para estudo do fogo, denominado Tetraedro do Fogo.