Fale Conosco

30 de julho de 2015

Bombeiros fazem instrução prática de resgate de vítima de desabamento



O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realiza mais uma instrução prática dentro do Curso Internacional de Resgate Veicular e Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec).  Nesta quinta-feira (30), a partir das 15h, acontecerá uma simulação de resgate de vítima soterrada. A ação acontece no pátio do Quartel do Comando Geral, no bairro de Marés, na Capital.

Conforme o instrutor do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo, tenente Leandro Viana da Hora, a aula terá duração média de duas horas e os alunos aprenderão a atuar com segurança nos casos de vítima soterrada. “O bombeiro tem que saber trabalhar com escassez de materiais e, por outro lado, também com materiais de alta tecnologia”, comentou Leandro.

Segundo ele, é muito comum, sobretudo em área rurais, a presença de trincheiras, que exige um cuidado especial em virtude da instabilidade do solo, colocando o bombeiro em risco de soterramento. “Portanto, é fundamental que esse profissional tenha conhecimento na área de escoramento”, completou, ao citar que na instrução prática os BMs vão manusear os materiais usados nesses casos – bem como simular o atendimento de ocorrências de posse dos recursos mais adequados (escoras metálicas e pneumáticas, que são mais rápidas e têm ajuste) e sem recursos (escora de madeira).

O curso – o Brec tem o objetivo de apresentar as novas tecnologias e equipamentos utilizados nas ocorrências de resgate de vítimas presas em ferragens ou soterradas.  As instruções, teóricos e práticas, incluem disciplinas como: segurança, anatomia veicular, ferramentas e equipamentos automotivos, estabilização, técnicas de desencarceramento, táticas de desencarceramento, escoras e escoramento.

No total, 32 militares participam da qualificação, incluindo bombeiros de outros Estados, como Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá e Pernambuco.