João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros fazem demonstração de salvamento em altura no Centro

sexta-feira, 19 de agosto de 2011 - 16:10 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

Bombeiros durante simulação de resgate na Capital. Foto: Ernane Gomes/Secom-PB

O Corpo de Bombeiros Militar realizou uma demonstração de salvamento em altura na manhã desta sexta-feira (19). A simulação aconteceu no Ponto de Cem Réis, onde foi utilizada a estrutura do Edifício Régis, um dos mais antigos da Capital.

O major Vieira, comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, esteve à frente da simulação, que faz parte das comemorações dos 13 anos de fundação da unidade militar, localizada na Avenida Cabo Branco, e que é responsável pelo atendimento à população em toda a orla marítima da Capital.

Ainda dentro das comemorações, acontecerá, neste sábado (20), a partir das 16h, no Busto de Tamandaré, a competição “Bombeiro de Aço”, onde os militares terão que mostrar suas aptidões.

A competição consiste de apnéia estática (prender a respiração embaixo d´água); teste de prontidão (colocar o uniforme completo rapidamente); corrida com tronco e corte com machado; confecção de nós operacionais; montagem e utilização do desencarcerador (equipamento especial utilizado para retirar vítimas presas em ferragens); transposição em cabo horizontal (atravessar cabos aéreos utilizando técnicas de salvamento em altura); evacuação por rapel negativo; içamento de mangueira (içar mangueiras que totalizam 50kg a uma altura de 5 metros); corrida com capa de aproximação, capacete e equipamento de respiração autônoma (equipamentos utilizados no combate a incêndio); e montagem de linha de combate a incêndio (acoplar mangueiras ao caminhão de combate a incêndio).