João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros e Curadoria do Cidadão resgatam idosa em situação de abandono

quarta-feira, 13 de abril de 2011 - 17:38 - Fotos: 

Idosa foi conduzida em ambulância para o Hospital Padre Zé

Uma anciã foi resgatada na tarde desta quarta-feira (13) por uma equipe do Corpo de Bombeiros em atendimento a determinação do Ministério Público Estadual. Inês de Lima Santos, 67 anos, foi conduzida em uma ambulância para o hospital Padre Zé, em João Pessoa, ao ser encontrada em situação de abandono. Equipes da Delegacia de Proteção do Idoso e da Polícia Militar acompanharam o resgate.

O curador do Cidadão, Valberto Cosme de Lira, disse ter recebido a denúncia da assistente social do Posto de Saúde da Família do bairro do Varadouro. Na chegada da equipe de resgate, a mulher estava fazendo refeição sentada em frente à casa onde reside com um filho, na rua Amaro Coutinho, no Centro da Capital.

Valberto Lira constatou que a casa não tem a menor condição de abrigar a idosa. Sem qualquer estrutura, o imóvel não possui água e energia e na visita surpresa foi encontrado até um rato. Constatando a situação e a falta de higiene, o curador determinou a condução da mulher para o hospital.

Uma investigação sobre quem recebe o benefício do INSS a que tem direito Inês de Lima Santos foi determinada pelo curador. “É necessário um levantamento minucioso sobre o benefício dela”, enfatizou.

Cerca de 40 denúncias de maus tratos e de resgate do benefício do idoso por parte de outras pessoas já foram catalogadas junto a Curadoria do Consumidor. Na maioria delas é feito termo de responsabilidade com a família, que passa a ser acompanhada pela Curadoria.

Qualquer denúncia de maus tratos a idosos pode ser feita através do telefone 2107.6118. A identidade do denunciante será preservada. “O Estado, através do Ministério Público, tem que oferecer as condições de sobrevivência para os idosos”, esclareceu o promotor de Justiça.