Fale Conosco

25 de janeiro de 2013

Bombeiros discutem norma técnica com representantes de blocos carnavalescos



O Corpo de Bombeiros vai exigir dos blocos carnavalescos o cumprimento da norma técnica para garantir a eficácia em ocorrências de incêndio e controle de pânico nos veículos de shows (trios elétricos), palcos e similares. A medida ficou definida na reunião, realizada nessa quinta-feira (24), no Ministério Público da Paraíba.

Além do Corpo de Bombeiros, estiveram presentes representantes das polícias Militar e Civil, Funjope, Projeto Folia de Rua, blocos carnavalescos e o promotor do Cidadão, Valberto Lira.

Segundo o tenente coronel José Jobson Ferreira, diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, serão realizadas duas vistorias nos veículos de shows (trios elétricos), sendo uma por solicitação até 72 horas antes por parte dos dirigentes dos blocos e outra feita pelos peritos do Corpo de Bombeiros, antes da saída dos veículos.

Os principais pontos observados na vistoria são a capacidade máxima dos veículos e palcos, sistema de proteção por extintores de incêndio, corrimão, saídas de emergência, colocação de gradis nas rodas dos trios elétricos e sinalização de segurança contra incêndio e pânico.

O presidente da Associação Folia de Rua, Raimundo Nonato Batista Filho (Bola), de posse da norma técnica entregue pelo Corpo de Bombeiros, disse que as exigências serão cumpridas e que todos os blocos vão atender à determinação. “Vamos vistoriar para que todos atendam o cumprimento da norma técnica”, garantiu “Bola”.