João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros de Guarabira festejam 18 anos com ‘Caminhada do Fogo’

terça-feira, 1 de dezembro de 2009 - 19:03 - Fotos: 

Cerca de 150 pessoas participaram da ‘2ª Caminhada do Fogo – Caminhos do Padre Ibiapina’. O evento, realizado no domingo (29), teve o objetivo de marcar o 18º aniversário do Grupamento de Corpo de Bombeiros Militares de Guarabira, comemorado no dia 26 de novembro.

Os praticantes fizeram um percurso de 32 quilômetros, saindo desde o morro onde está instalada a estátua de Frei Damião, em Guarabira, e se aventurando por trilhas para cruzar três cidades e terminar numa área conhecida como Cruzeiro de Roma, perto do município de Pirpirituba.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Guarabira, capitão Péricles Medeiros, foi montado um aparato de segurança para prestar assistência às pessoas que participaram da caminhada.

“Veículos e equipes do Corpo de Bombeiros acompanharam todo o percurso. Também colocamos ônibus à disposição das pessoas para trazer de volta aquelas que não conseguissem terminar o trajeto. Além disso, montamos oito pontos de apoio pelo caminho. Nesses locais, colocamos mesas com frutas e água para os participantes”, informou.   

A ‘2ª Caminhada do Fogo’ teve o objetivo de fazer o mesmo percurso do Padre Ibiapina, um religioso se tornou muito respeitado na região do Brejo, principalmente em Guarabira e Arara (onde existe até santuário com seu nome). No entanto, o caminho precisou ser diminuído. “Como o percurso do padre foi de 52 quilômetros, ficaria muito desgastante para os participantes e por isso resolvemos reduzir para 30 quilômetros”, destaca o comandante.

Além de marcar o aniversário do Grupamento de Corpo de Bombeiros de Guarabira, no dia 26 de novembro também se comemora o aniversário de Guarabira. Ainda dentro das comemorações ligadas à data, será realizada uma condecoração de militares na próxima sexta-feira (4). Assim, militares que sofreram acidentes durante trabalhos de resgate e socorro a vítimas e os profissionais com mais tempo de serviço serão homenageados e receberão medalhas.

Nathielle Ferreira, da Secom-PB