João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros de Campina Grande se preparam para Operação Arca de Noé

terça-feira, 5 de abril de 2011 - 16:22 - Fotos: 
Com o objetivo de evitar ou minimizar os efeitos decorrentes das chuvas, como inundações, deslizamentos, alagamentos, dentre outros desastres relacionados às precipitações hídricas, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba realiza nesta quinta-feira (7), a partir das 8h30, a Operação Arca de Noé.

O comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Campina Grande, capitão Fábio Santos, destaca que 60 homens estarão participando da operação, divididos em duas equipes. No Estado foram contabilizadas 120 áreas de risco, 36 delas em Campina Grande.

As equipes coordenadas pelos capitães Fábio (comandante) e Saulo (subcomandante) terão o apoio de 10 viaturas operacionais e administrativas. Os bombeiros vão visitar as áreas de risco, começando pelo Canal das Piabas na Rosa Mística, Cruzeiro, Bodocongó e Ramadinha.

Nas locais visitados, os bombeiros vão identificar as famílias em situação crítica, as que necessitam de assistência dos órgãos públicos para a prestação de serviços de prevenção. Após a visita será elaborado um relatório.

Configuram como áreas de risco as construções sem infraestrutura ou instaladas em encostas com grandes inclinações e/ou nos topos dos taludes; casas construídas em áreas de inundações, sobre ou próximos a aterros, sem contenção; e encostas escavadas desmatadas, sujeitas a deslizamentos, além de residências e construções sem planejamento e/ou projetadas em desacordo com as legislações de uso e ocupação do solo.