João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros da PB visitam fábricas de equipamentos de combate a incêndio

terça-feira, 18 de maio de 2010 - 15:57 - Fotos: 
O coronel Gledson Costa e dez tenentes, todos vinculados ao Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, visitaram durante cinco dias empresas especializadas na fabricação de veículos e equipamentos de primeiros socorros e de combate a incêndio, nas cidades de São Paulo e Curitiba (PR).

As visitas técnicas aconteceram no período de 10 a 16 deste mês e a primeira delas ocorreu na empresa Damaeq, responsável pela montagem e fabricação de viaturas tipo auto-tanque e auto-bomba tanque, onde conheceram as técnicas de instalação e emprego dos equipamentos.
Na empresa SOS Sul receberam orientação de vestimentas e materiais utilizados em operações de mergulho e salvamento aquático. Durante palestra, conheceram o material denominado AFT (Advanced Firefighting Techolongy) rebocável com tanque de 600 metros.

O equipamento AFT, conforme o coronel Gledson, funciona por meio de tecnologia avançada, extraída do ramo espacial e aeronáutico, que produz água pulverizada e CAFS (sistema de espuma comprimida) com baixa pressão, altamente eficaz e com elevado alcance para um combate incêndios.

“O AFT lança gotículas em velocidade supersônica, o que resulta em rápido resfriamento, combinado com abafamento proporcionando um rendimento de um veículo com seis mil litros”, acrescentou.

Já o coronel Ricardo Rodrigues, comandante do CBMPB, disse que com o AFT a corporação terá uma redução “no emprego de militares e agilidade no trânsito em locais de difícil acesso, com um baixo consumo de água e reabastecimento em qualquer fonte, praticidade no transporte e alta capacidade para a extinção de incêndios”.

 
Na visita à empresa Damaeq, os bombeiros militares da Paraíba conseguiram a manutenção completa do ABT 16, equipamento que se encontra parado no pátio da corporação por conta de uma batida na traseira e, através da empresa SOS Sul, a manutenção de outra máquina, gerando economia para o órgão.

Em Curitiba, os oficiais visitaram as instalações do Corpo de Bombeiros Militar e a Secretaria de Estado da Administração do Paraná, onde foram protocoladas solicitações de adesão de Registro de Preço para capacetes de combate a incêndio, artefatos que irão melhorar a segurança dos militares durante ações em solo paraibano.
 

Cardoso Filho, da Secom-PB