Fale Conosco

20 de maio de 2011

Bombeiros da Paraíba participam em Recife de curso sobre deslizamento de barreira



Uma equipe de paraibanos, composta de quatro oficiais do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil estadual, está participando de um curso na cidade de Recife (PE). O objetivo principal é proporcionar qualificação técnica para bombeiros militares voltada para o atendimento de emergência relacionado a ocorrências de busca e resgate em deslizamentos de barreiras. O evento começou na última segunda-feira (16) e será encerrado nesta sexta-feira (20).

Os paraibanos participantes são a 1º tenente Patrícia Karla Cabral do Nascimento e os segundos tenentes Diego de Souza Martins, Manoel Gonçalves da Silva Neto e Ovídio Fernandes Bezerra Neto. A Defesa Civil está representada pelo assessor técnico do órgão, o engenheiro Robério de Paiva Ribeiro.

O curso Bases Administrativas para Gestão de Riscos (Bager) foi desenvolvido pelo governo dos Estados Unidos e adaptado as característica do Brasil em coordenação com a Universidade do Estado de Santa Catarina. É um dos cursos mais ministrados no Brasil, sendo destinado especialmente para as pessoas envolvidas em planejamento e/ou direção de órgãos que atuam na gestão de risco, em qualquer de suas áreas e componentes.

Também busca fortalecer os participantes no desenvolvimento de planos para melhor preparar comunidades para atender a eventos adversos que aparecem com certa recorrência, como é o caso das chuvas e enchentes no Maranhão, Piauí e Ceará em 2009; e também em Alagoas e Pernambuco em 2010.