João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros da Paraíba fazem curso de combate a incêndio em São Paulo

quinta-feira, 28 de abril de 2016 - 10:02 - Fotos:  Secom-PB

Dois integrantes do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) participam do curso de Combate a Incêndio Estrutural na Escola Superior de Bombeiros de São Paulo. A qualificação inclui treinamento em diversos simuladores do tipo contêineres, usados para representar situações de incêndios em ambientes confinados.

Segundo o tenente coronel Jean Benício, comandante do 1º Batalhão de Bombeiro Militar do CBMPB e aluno do curso, a capacitação acontece dentro de um evento intitulado ‘Fire Days’, que teve início nessa terça-feira (26) e segue até esta quinta-feira (28). O ‘Fire Days’ reúne cerca de 150 bombeiros de todo o país, incluindo estados como Minas Gerais, Amazonas, Sergipe, Maranhão, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Além do tenente coronel Jean, também participa do curso o tenente Henrique Oliveira, do 1º BBM. O objetivo é que eles dois possam servir de multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, repassando as novas técnicas para os integrantes do 1º BBM – especializado em combate a incêndio.

“Vale ressaltar que a Escola Superior de Bombeiros de São Paulo é a maior desse tipo da América Latina e conta com uma estrutura chamada ‘cidade do fogo’, preparada para treinamentos e contendo seis tipos diferentes de contêineres.  Só existem três locais de treinamento como este no mundo”, ressaltou.

Dados - No ano passado, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) atuou em 3.827 ocorrências de incêndio, sendo 1.746 na área metropolitana de João Pessoa, 984 em Campina Grande e cidades circunvizinhas e 1.097 no Sertão. Em 2016, esse tipo de ocorrência alcançou 534 registros nos três primeiros meses do ano.