João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros comemoram 95 anos mostrando serviços

terça-feira, 5 de junho de 2012 - 18:16 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

Foto: João Francisco/Secom-PB

Em comemoração aos seus 95 anos de existência, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) está com um stand montado no Mag Shopping, localizado na orla de João Pessoa, onde são dadas explicações à população sobre seus serviços – incluindo dicas de segurança, demonstração de utilitários e ações de salvamento. O stand permanecerá no local até o dia 10 de junho. Além de João Pessoa, o Corpo de Bombeiros está com uma tenda no Parque do Povo, em Campina Grande, durante todo esse mês de festejos juninos.

Os 95 anos da corporação são comemorados no dia 9 de junho, quando da implantação do Corpo de Bombeiros pelo então Governador Francisco Camilo de Holanda, em 1917. Até então, o Corpo de Bombeiros era ligado à Polícia Militar. Nas celebrações, também estão sendo realizados eventos esportivos internos.

Na tarde desta terça-feira (5), o aspirante Thales Pann fez explanações sobre os objetos usados para salvamentos e resgates e sobre o trabalho da corporação, incluindo a diferença deste para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Muitas vezes, a população confunde nosso trabalho com o do Samu. O nosso é de busca e salvamento, além de resgates, enquanto o Samu trata da parte clínica do paciente ou resgatado”, esclareceu.

Além do combate a incêndios, os serviços do Corpo de Bombeiros incluem defesa civil, resgate, busca e salvamento. Os resgates são nomeados em terrestres, aquáticos e em altura. Dentro do Corpo de Bombeiros estão também inclusos os salva-vidas, que atuam em resgates em água, especialmente no mar. Na orla paraibana os salva-vidas atuam aos finais de semanas em praias que oferecem mais riscos, especialmente as de encontros de águas de rios com o mar. Em casos de acidente automobilístico, a atuação dos bombeiros será complementar a do Samu, por exemplo, quando necessário retirar a vítima de ferragens ou remover o carro de algum local de difícil acesso, como rio ou precipício.

Foto: João Francisco/Secom-PB

Por ser o mês de festejos juninos, geralmente caracterizados pela utilização de fogueiras e fogos de artifício, o stand está intensificando as explicações de prevenção de acidentes, incêndios e explosões. Nos fins de semana, há a participação de um instrutor onde os esclarecimentos são voltados para crianças.

Serviço 193 – Os bombeiros atendem a população pelo telefone 193. A corporação apela para que não sejam realizados trotes – ações que só prejudicam os cidadãos e o atendimento – especialmente em casos graves e de urgência.