João Pessoa
Feed de Notícias

‘Bombeiro Mirim’ tira crianças e adolescentes das ruas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013 - 11:38 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

O Corpo de Bombeiros da Paraíba desenvolve há dois anos uma ação voltada para crianças na faixa etária de 9 a 11 anos regularmente matriculadas em escolas públicas da Paraíba. O Projeto Bombeiro Mirim atendeu, até o final do ano passado, 353 crianças que aprenderam técnicas de primeiros socorros e de prevenção de acidentes domésticos, como incêndio e casos de engasgo.

Nesses dois anos de atuação, o projeto atuou com crianças dos bairros de Mandacaru, Ilha do Bispo, Jardim Veneza, São José e Ipês, em João Pessoa, e nos bairros Por-do-Sol e Pio X, em Cajazeiras, no Sertão.

Segundo o coordenador do projeto, o major Donelson Lira, o maior desafio do comando da corporação é estender a ação social a um maior número de municípios. O projeto, que visa o resgate a cidadania e do bom convívio social de meninos e meninas que estejam na rua, já atingiu comunidades carentes de cinco bairros de João Pessoa.

O Corpo de Bombeiros é tido no mundo inteiro como uma das instituições de maior credibilidade, com aceitação que chega a 97% da sociedade brasileira. A missão de salvar vidas e a cor vermelha dos uniformes e viaturas conquistam adultos, jovens e principalmente crianças. Foi essa a chave para criar o projeto e atrair a atenção das crianças e adolescentes.

Como funciona – As crianças são selecionadas com o aval dos pais, professores, líderes comunitários, Centro de Referência da Assistência Social ou Núcleo de Policiamento Comunitário. No quartel, de segunda a quinta-feira e em horário oposto ao da escola convencional, as crianças recebem aulas práticas e teóricas de primeiros socorros, combate a incêndio e prevenção às drogas, e se dedicam a atividades culturais. Também aprendem técnicas de salvamento em áreas de praia, lagos, rios, açudes e mananciais.

Cada aluno recebe um kit com o manual do projeto e fardamento e, ao final de quatro meses de curso, o aprovado recebe certificado de Bombeiro Mirim. No intervalo das aulas é oferecido um lanche e, no encerramento das atividades, as crianças são levadas para casa na mesma viatura que as trouxe ao quartel.

Requisitos – Uma das condições para participação no projeto é que a criança esteja matriculada em escola pública da área de atendimento das unidades operacionais do 1º Batalhão de Bombeiros Militar em João Pessoa, que compreende 11 municípios do Estado, bem como na circunvizinhança onde estão situadas as sedes dos Batalhões e Companhias de Bombeiros Militares. O Projeto Bombeiro Mirim permite o desenvolvimento de ações sociais que disseminam a prevenção ao consumo de drogas, estreitam a relação das organizações com a sociedade e reduzem o número de acidentes domésticos.