João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiro Mirim conclui curso e entrega certificados a crianças da Ilha do Bispo

terça-feira, 19 de junho de 2012 - 17:11 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

O Projeto Bombeiro Mirim, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, formou mais uma turma nesta terça-feira (19). Em solenidade que contou com as presenças do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Lima; comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros, e da delegada Maria Solidade, 48 crianças na faixa etária entre 9 e 11 anos receberam certificados de conclusão do curso.

Acompanhadas dos pais e autoridades, as crianças residentes no bairro da Ilha do Bispo cantaram o Hino Nacional. Dominique e Aline, participantes do Projeto, disseram que aprenderam muita coisa durante o curso e que esperam ser bombeiros.

Sob a coordenação do major Donelson Lira, o Projeto Bombeiro Mirim tem como objetivo desenvolver atividades de apoio sócio-educativo/cultural, para crianças de ambos os sexos, em idades entre 9 e 11 anos e que estejam matriculadas em escola pública.

O projeto também contribui para a formação social da criança, por meio de instruções práticas e teóricas baseadas na doutrina militar. A proposta principal do projeto é promover os direitos da  cidadania, a inclusão social e contribuir para o afastamento da situação de risco pessoal e/ou social de crianças e adolescentes carentes, utilizando como alavanca a aceitação do Corpo de Bombeiros, que é bastante acentuada, principalmente entre crianças e adolescentes.

O trabalho é baseado no desenvolvimento de ações que visam preencher o tempo ocioso, implementando atividades esportivas, educativas e palestras, visando evitar o uso de drogas por parte de crianças e adolescentes. 

O coronel Jair Carneiro de Barros agradeceu inicialmente aos pais das crianças, que ele tratou como parceiros para o desenvolvimento dos alunos. “Vamos expandir esse nosso trabalho para as demais regiões do Estado e levar às crianças os nossos conhecimentos”, enfatizou.

Ele ainda agradeceu o empenho do coordenador do Projeto, major Donelson Lira, e dos instrutores pelo empenho e dedicação no ensinamento às crianças, destacando que a ação sirva de exemplo a ser seguido por outros militares.

As crianças, participantes do projeto, proferiram o seguinte juramento: “Ao ser declarado bombeiro mirim, prometo ajudar a todos que precisem de mim. Sempre estudar e ser obediente. Formar-me e ser o melhor bombeiro existente”.

Encerrando a solenidade, o major Donelson agradeceu à delegada Solidade e ao Núcleo de Policiamento da Ilha do Bispo, como também aos facilitadores, aos pais e responsáveis pela confiança depositada no Corpo de Bombeiros. Concluiu pedindo a todos que divulguem o projeto para que ele possa crescer ainda mais e venha a alcançar cada vez mais crianças.