Fale Conosco

4 de fevereiro de 2014

Bolsa Internacional de Turismo 2014 busca maior integração entre estados nordestinos



A gestora de novos Negócios da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), Anne Carvalho, apresentou nesta terça-feira (4) ao trade paraibano alguns detalhes da nova edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM 2014), que acontece entre 27 e 30 de março, no Recife. O evento vai ser realizado na Arena Pernambuco, e terá um formato que permitirá uma maior integração entre os estados nordestinos. “A integração do Nordeste será um diferencial, em especial, por conta da realização da Copa, onde teremos os olhos do mundo voltados para a região”, disse a executiva.

A BNTM é um evento promovido por meio da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), que deve reunir em Pernambuco mais de 1,2 mil profissionais da área de turismo, entre eles 400 expositores do exterior. O investimento da Bolsa gira em torno de R$ 4 milhões e, na edição de 2012, realizada em São Luís (MA), trouxe um retorno aproximado de US$ 120 milhões, segundo cálculos da CTI-NE.

A BNTM é a maior vitrine do Nordeste para o mercado internacional e a participação dos Estados, seja por meio dos órgãos públicos como da iniciativa privada, é fundamental para consolidação dos destinos”, afirmou a presidente da PBTur – Empresa Paraibana de Turismo, Ruth Avelino.

Nesta quarta-feira (5), a consultora de Planejamento da PBTur, Débora Luna, vai participar de uma reunião na sede da Empetur, no Recife, oportunidade em que será discutida a participação dos Estados na Feira. Um dos temas da reunião será a formatação de roteiros temáticos que serão apresentados aos operadores e agentes de viagens brasileiros e estrangeiros, de forma integrada. Cada estado apresentará seus roteiros, com destaque para sol e mar, gastronomia, cultura e lazer. “O Nordeste vende muito bem o sol e mar, mas temos muito mais do que a natureza para apresentar”, enfatizou Ruth Avelino.

Outro ponto de pauta a ser discutido na reunião será a formatação de um pós-tour. Débora Luna disse que a Paraíba pretende organizar uma visita técnicas de operadores e jornalistas estrangeiros para a Paraíba, no modelo bate-volta. A Prefeitura do Conde, por meio da Secretaria de Turismo, já se colocou à disposição para oferecer alguns produtos à comitiva que será convidada. A presidente da PBTur conta com a participação de outras secretarias de Turismo nesse investimento, assim como a presença das cidades no estande da Paraíba no evento. “Todos estão antecipadamente convidados a integrar nossa comitiva”, disse a executiva da estatal.