João Pessoa
Feed de Notícias

Bolsa Família é tema de debate em curso oferecido pelo Ideme

terça-feira, 26 de janeiro de 2010 - 17:49 - Fotos: 

A influência de programas de transferência de renda – como o Bolsa Família – na economia paraibana marcou os debates do curso sobre ‘Macroeconomia e desenvolvimento econômico’, nesta terça-feira (26). A atividade é promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A programação ocorre, desde a segunda-feira (25), na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), em João Pessoa.

O coordenador do curso, Marcelo Fernandes, explicou que os beneficiados pelo Bolsa Família viram consumidores com o repasse mensal em dinheiro, seja na Capital paraibana ou no interior do Estado. Mais de 444 mil famílias na Paraíba, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), são atendidas pelo programa federal de redução da pobreza.

Ciclo da economia – “Ao destinar determinado dinheiro para as famílias, mesmo que pouco, o Bolsa Família consegue criar renda. Uma família que ganha R$ 100 vira consumidora. Ela cria demanda no mercado e as empresas, que estão vendendo produtos ou serviços para os beneficiados do Bolsa Família, geram emprego e os trabalhadores terão salário. É um ciclo virtuoso na economia”, detalhou Marcelo Fernandes. Ele informou que não dispunha de um levantamento da geração de oportunidades de trabalho, a partir do Bolsa Família, na Paraíba.

O coordenador do curso entende que as políticas fiscais de Estados e a monetária – determinada pelo Governo Federal – também influenciam a economia a curto e longo prazos. “Gestores públicos e economistas terão, ao término da atividade, condições para entender como funcionam os mecanismos de influência da economia e poderão desenvolver políticas econômicas com mais embasamento”, afirmou.

Parceria – O superintendente do Ideme, Achilles Leal Filho, lembrou que o curso de ‘Macroeconomia e desenvolvimento econômico’ é mais uma parceria entre o Ideme e o Ipea, na Paraíba. “O Ideme e o Ipea desenvolvem a publicação ‘Dinâmica dos Municípios’. É um trabalho que traz detalhes sobre a economia de cada localidade da Paraíba”, disse.

Nesta quarta-feira (27), o técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Carlos Pinkusfeld Bastos, vai abordar o tema ‘Desenvolvimento econômico’. Esse assunto terá continuidade na quinta-feira (28). Nesse mesmo dia, será lançado o livro ‘50 anos de formação da economia do Brasil’, que reúne um conjunto de ensaios sobre a obra do economista paraibano Celso Furtado. Todas as palestras ocorrem às 9h.

Na sexta-feira (29), o seminário termina com a palestra ‘Desenvolvimento, crescimento e política macroeconômica: a economia brasileira em perspectiva de longo prazo’. O palestrante será o técnico do Ipea, Renaut Michel, e a entrada é gratuita. 

Bartolomeu Honorato, da Assessoria de Imprensa do Ideme