Fale Conosco

18 de julho de 2011

Boletim mostra redução nos casos da dengue clássica, mas SES alerta para chuvas



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nesta segunda-feira (18) o Boletim Epidemiológico Nº 25, referente ao número de casos de dengue classificados entre os dias 3 e 9 deste mês, representando a 27ª Semana Epidemiológica do ano. Em relação ao boletim anterior, houve uma considerável redução nos casos da dengue clássica, que caíram de 651 para 219 notificações.

Os números – Foram identificados, no período de 3 a 9 de julho, os seguintes números: dengue clássica (219 casos), dengue com complicações (11), febre hemorrágica da dengue (17), zero óbito, casos descartados (184) e casos em investigação (92).

Acumulado do ano – O número acumulado até a 27ª Semana Epidemiológica de 2011 está distribuído conforme os dados abaixo:

Dengue Clássica – 5223

DCC – Dengue com Complicações – 90

FHD – Febre Hemorrágica da Dengue – 79

Óbitos – 01

Casos Descartados – 1928

Casos em Investigação – 3900

Diminuição – O coeficiente de incidência mostra que a dengue, a cada semana, reduz o seu risco de adoecimento na Paraíba. No entanto, as fortes chuvas que acometem o nosso Estado podem na sua remissão trazer risco ao aumento desta incidência pelo acumulo de água em alguns recipientes ou criadouros.

A SES recomenda às secretarias municipais de saúde que, neste período, redobrem fortemente suas ações educativas e de controle vetorial no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e nos Agentes de Controle de Endemias.