João Pessoa
Feed de Notícias

Bloco Portadores da Folia comemora 21 anos e anima usuários da Funad

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013 - 08:41 - Fotos: 

O bloco Portadores da Folia, da Fundação Centro de Apoio Integrado ao Portador de Deficiência (Funad), completa  21 anos em 2013. Ele integra o Projeto Folia de Rua, desde 1994, e sairá pela orla da Capital no dia 5 de fevereiro. A concentração começa às15h, na Avenida Cabo Branco, final da Beira Rio e o desfile seguirá até o Largo da Gameleira, em Tambaú. Cerca de três mil pessoas devem acompanhar o bloco, formado por usuários da Funad e entidades que trabalham com pessoas com deficiência, além de pessoenses e turistas.

O tema deste ano será a cultura popular, que vem sendo trabalhada nos diversos eventos da instituição, como forma de estimular os usuários a conhecer e divulgar as características do Nordeste.Todas as coordenações estarão envolvidas no processo criativo, sob o comando da diretoria técnica.Trio elétrico e bandas farão a animação dos foliões.

Considerado um dos blocos mais criativos e animados do projeto Folia de Rua, o Portadores da Folia  realizará a prévia, dia 31 deste mês, na sede da Funad, quando serão escolhidos o Rei e a Rainha do bloco.A festa marcará o inícios dos festejos de momo para usuários, servidores e convidados e, na ocasião, será lançado o estandarte de 2013, com um grande baile de máscaras.

O bloco Portadores da Folia promete arrastar os foliões na orla marítima da capital, contagiando a todos com alegria e exemplos de superação. “Este é o primeiro evento do ano da Funad, que possui um vasto calendário e é muito importante, porque agrega as famílias  e toda a comunidade. E vai além, não é um bloco apenas da Funad, mas de todos que trabalham com esse segmento e pessoas que defendem a inclusão e o respeito à pessoa com deficiência”, disse a presidente da Funad, Simone Jordão.

Novidades - Este ano, a Funad, através do Bloco Portadores da Folia, que tem como presidente Hellosmam de Oliveira Silva, dará uma contribuição à Associação Folia de Rua. Será firmada uma parceria para que sejam sugeridas mudanças que permitam maior acessibilidade das pessoas com deficiência nos blocos que integram o Folia de Rua.