Fale Conosco

21 de fevereiro de 2014

Bloco do Clementino Fraga leva saúde para abertura do Folia de Rua



Clementino Fraga FOTO Ricardo Puppe 3 270x202 - Bloco do Clementino Fraga leva saúde para abertura do Folia de RuaO Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga (CHCF), da Secretaria de Estado da Saúde, marcou presença na abertura do Folia de Rua, nessa quinta-feira (20), no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa. Pelo terceiro ano consecutivo, o bloco “Clementino Folia” aproveita a concentração de pessoas na festa popular para levar informações e chamar a atenção sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis DST/Aids, sífilis e hepatites, distribuindo preservativos e folders com informações do trabalho do Hospital.

O bloco vai sair três dias durante o Folia de Rua e a nossa intenção é reunir 500 pessoas e distribuir 100 mil preservativos. O maior objetivo é mostrar que as pessoas precisam se cuidar neste período porque é comprovado que após o carnaval há altos índices de notificações de Aids, sífilis e hepatites”, disse Adriana Teixeira, diretora geral do Clementino.

O bloco é formado por funcionários e voluntários. José da Paz, de 45 anos, convive com a Aids há 16. Ele é paciente do Clementino onde já esteve internado por quatro vezes. “Hoje o paciente tem tudo no Clementino: alimentação, remédio e, principalmente, atenção. Então, participar deste bloco como voluntário é uma forma de retribuir tudo que o hospital faz por nós”, falou.Folia Clementino fraga FOTO Ricardo Puppe 11 270x202 - Bloco do Clementino Fraga leva saúde para abertura do Folia de Rua

Uma das atrações do bloco é a participação do grupo de teatro “Cia da Saúde & do Sorriso”, formado por servidores. “A intenção do grupo é trabalhar com as temáticas das patologias que o hospital acolhe”, disse o diretor Sérgio Araújo, que tem o nome de Marcela Miranda como personagem. “Além de nos divertir, levamos informações e prevenção às pessoas”, concluiu.

Participar do bloco é sair do interno, ir pro externo e tirar um pouco do preconceito e rejeição que muita gente tem às doenças que o Clementino cuida”, falou o servidor Jaílton Bernardo, que tem como personagem Lumara Villar.

O prefeito de Juripiranga, Paulo Dália, também prestigiou o bloco. “Acho muito importante este trabalho de conscientização porque, apesar de todo aparato tecnológico, às vezes são os gestos mais simples, como usar o preservativo, por exemplo, que evita um mal maior”, disse.

O comerciário Selton Cândido, que estava se divertindo ao som do frevo, foi abordado pelo bloco e aprovou a ideia. “É bom pra conscientizar as pessoas sobre estas doenças invisíveis, pois quem vê cara não vê os males que podem estar por trás”, opinou.

PERSONAGEM Clementino Fraga FOTO Ricardo Puppe 1 270x202 - Bloco do Clementino Fraga leva saúde para abertura do Folia de RuaAlém da abertura do Folia de Rua, o bloco vai participar das Virgens de Tambaú, neste domingo (23), e das Muriçocas do Miramar, na próxima quarta-feira (26).

Clementino Fraga – O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, localizado no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, é referência no tratamento das doenças sexualmente transmissíveis no Estado e por isso organiza intervenções educativas durante festas populares, sobretudo no Carnaval.

Inicialmente denominado “Sanatório Clementino Fraga”, o complexo iniciou suas atividades no ano de 1959, sob administração do Ministério da Saúde, tendo como alvo o Programa Nacional de Tuberculose. Após reformas, o Clementino Fraga passou a ser referência estadual no tratamento de portadores de HIV/aids, tuberculose, hepatites virais, dengue e hanseníase.