Fale Conosco

1 de agosto de 2011

Blitz gigante flagra dez motoristas embriagados e apreende 21 veículos e 18 CNHs



A última blitz gigante realizada pela parceria entre os governos estadual e municipal registrou um total de 67notificações, dez pessoas flagradas por embriaguez, 21 veículos apreendidos e 18 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) apreendidas. Segundo o chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran, Carlos Augusto Barros de Oliveira, a blitz envolveu cerca de 50 profissionais.

Na madrugada de sexta para sábado, a operação aconteceu entre às 23h30 da noite da sexta-feira (29) e às 4h30 da madrugada do sábado (30). Foram montadas barreiras nas imediações do Bahamas, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra, e na Avenida Fernando Luiz Henrique, no bairro do Bessa.

No domingo à tarde, a equipe voltou às ruas. Desta vez, o ponto escolhido foi a saída da praia da Penha. Só no domingo foram flagrados três motoristas com sinais de embriaguez, apreendidos oito veículos e quatro carteiras de habilitação. Foram também lavradas 19 notificações.

As chamadas blitzen gigantes estão acontecendo há pouco mais de uma semana. De acordo com o diretor administrativo do Detran, Flávio Moreira, as operações contam com a participação da equipe de policiamento e também de servidores administrativos do órgão, além de agentes das polícias Militar e Civil e do Batalhão de Trânsito (BPTran). Há ainda o pessoal da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) e da Secretaria do Meio Ambiente de João Pessoa (Semam), no combate à poluição sonora.

Na quinta-feira (28) o  superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, coordenou a primeira blitz gigante em Campina Grande. A fiscalização, às margens do Açude Velho, notificou apenas 11 veículos, aprendeu 3 carteiras de habilitação, lavrou 26 notificações mas não flagrou nenhum condutor com sintomas de embriaguez.

O objetivo  das blitzen gigantes é coibir o uso de bebidas alcoólicas por parte dos condutores de veículos automotores e também identificar os veículos com documentação em atraso, considerando que toda a frota paraibana com placas com finais de 1 a 7 já deve estar licenciada em 2011 e que termina no dia 14 de agosto o prazo para que os proprietários de motocicletas até 150 cilindradas solicitem o perdão das dívidas referentes ao licenciamento anual vencidas até 31 de dezembro de 2010.