João Pessoa
Feed de Notícias

Biojoias produzidas por artesãs paraibanas serão destaques no São Paulo Fashion Week

quinta-feira, 9 de abril de 2015 - 17:38 - Fotos:  Roberto Guedes

Escamas de peixe, sementes de coco, pérolas, fios de cobre e muita criatividade. Estes foram os elementos fundamentais para que as artesãs do projeto “Sereias da Penha”, da Associação de Pescadores da Praia da Penha, pudessem fabricar biojoias e ganharem as passarelas da maior semana de moda do Hemisfério Sul, o São Paulo Fashion Week (SPFW).

As modelos utilizarão as peças paraibanas no desfile da grife do renomado estilista Ronaldo Fraga, que acontecerá na próxima quarta-feira (15), às 15h. Cerca de 40 artesãs produziram as peças inéditas, sob a supervisão e orientação do estilista durante o mês de novembro, para que surgissem novas bolsas, colares, pulseiras, arranjos de cabelo e até vestuário.

Durante a capacitação, as artesãs fizeram oficinas de nivelamento e produção, além de estudarem a iconografia e a história da Praia da Penha e questões religiosas local. A vinda do estilista também foi promovida com o apoio do Sebrae, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Integrantes do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) do Governo do Estado, as artesãs já tiveram a oportunidade de mostrar a exclusividade de seus produtos em outras feiras como no Circuito de Artesanato Paraibano e na Craft Design, também em São Paulo.

Para a gestora do PAP, Lu Maia, é importante quando as instituições se dão as mãos em torno de projetos como este que tem a possibilidade de melhorar a condição de vida da sociedade. “O Programa dá a oportunidade de escoamento de sua produção através de nossas feiras e Salões, a exemplo da Craft e o Circuito do Artesanato Paraibano, na Semana do Artesão, quando convidamos as Sereias para mostrarem para um público exigente seus produtos feitos com esmero e dedicação. Demos visibilidade e oportunidade, assim como Ronaldo Fraga está fazendo”, disse.

São Paulo Fashion Week – A 39ª do SPFW celebra 20 anos de existência e, nesta edição, quer falar das pessoas, o poder que têm no fazer, nos elos que se constroem a partir de relações e mostrar a humanização da moda. Os desfiles acontecem de 13 a 17 de abril no Parque Cândido Portinari, em São Paulo. Com um calendário intenso, a temporada verão/2016 abrigará exposições e muitas ações.