Fale Conosco

6 de junho de 2016

Biblioteca Pública já realizou a automação de mais de 80% dos títulos do acervo



A Biblioteca Pública do Estado já realizou a automação de 80% dos títulos do acervo, que conta atualmente com cerca de 28 mil unidades, entre Física, Biologia, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Quando o processo for concluído, um dos principais benefícios para os cerca de 70 usuários que frequentam o local diariamente é a facilitação na pesquisa.

A coordenadora da Biblioteca, Severina Kátia da Silva, acredita que tudo estará concluído no mês de julho. “Essa é a nossa previsão, já que chegam muitos livros frequentemente, adquiridos pelo Estado, ou doados pela população. Esses livros também são submetidos ao processo de automação dos títulos”, disse, destacando que o usuário ganhará ainda mais agilidade em serviços como consulta.

São cerca de 70 usuários por dia, que têm acesso a livros de Geografia, Matemática, Física e História, além de cerca de mil apostilas voltadas exclusivamente para a preparação de concursos. “Recebemos um público que está se preparando para concurso público, para o Exame Nacional do Ensino Médio, ou simplesmente que vem em busca do conhecimento”, acrescentou a coordenadora.

Enquanto o processo de automação dos títulos não é concluído, apenas os estudantes de escolas públicas têm acesso a empréstimo. Para isso, é necessário apresentar o RG e comprovante de residência. Quando todos os títulos forem automatizados, o serviço será estendido a toda população.

Acesso à rede – Um dos serviços oferecidos pela Biblioteca Pública do Estado é o acesso à internet. São sete computadores destinados exclusivamente para pesquisa do usuário. Cada pessoa tem direito de ficar conectada por uma hora, podendo haver prorrogação de mais uma hora, caso não exista reserva.

Outro serviço oferecido pela Biblioteca Pública Estadual é a contação de história para crianças. O evento, que ocorre quinzenalmente, tem como objetivo inserir a criança no mundo da literatura. “É uma das maneiras que temos para, de forma lúdica, atrair o interesse da criança para o mundo da palavra escrita. Depois que são apresentados todos os serviços que temos, o aluno fica à vontade para ler, se adaptar melhor ao mundo dos livros”, afirmou Severina Kátia.

Serviço - A Biblioteca Estadual da Paraíba funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 16h30. A biblioteca fica na Avenida General Osório, 253, no Centro. O telefone para informações é o (83) 3218-4195.