Fale Conosco

10 de março de 2016

Biblioteca Juarez da Gama Batista recebe o projeto Tocantins Poético e Lendário  



A Biblioteca Juarez da Gama Batista da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) recebe, nesta terça-feira (15), o Projeto Tocantins Poético e Lendário, a partir das 9h. A autora Irma Galhardo, que registra a cultura tocantinense em formato de versos, os reuniu em cinco livros e apresentará declamações dos seus poemas em roda de conversa, divulgando e valorizando a cultura tocantinense, bem como promovendo intercâmbio cultural. Haverá ainda sorteio de livros com sessão de autógrafos e interação público/escritora. Ao final do evento serão distribuídos livros. O público-alvo do trabalho da autora são crianças na faixa etária dos 8 aos 12 anos. A entrada é gratuita.

Além de João Pessoa, o projeto da escritora, cordelista e contadora de histórias Irma Galhardo, passa por bibliotecas públicas de mais nove capitais brasileiras, como Salvador (BA), Goiânia (GO), Belém (PA), São Luís (MA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG). Cada uma delas receberá obras de outros autores tocantinenses que comporão os respectivos acervos. O projeto Tocantins Poético e Lendário foi contemplado pelo edital Bolsa de Fomento à Literatura, da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) da Biblioteca Nacional/MinC.

“É a primeira vez que a literatura tocantinense está sendo mostrada em circuito nacional com a chancela do Ministério da Cultura e da Biblioteca Nacional, e de uma maneira muito nobre por ter sido selecionada diante de apenas 20 vagas. É um momento de fortalecimento da literatura tocantinense”, disse ela.

Sobre a autora – Irma Galhardo tem cinco livros publicados e vários prêmios por editais. É membro da Academia Palmense de Letras, membro correspondente de algumas Academias de Letras do Brasil e já participou oficialmente de Salões do Livro na Suíça e na Itália. Suas obras, infanto-juvenis, são um registro das lendas do Tocantins. “Pirarucu encantado”, “Buiúna”, “Pai da Mata” e “Ritxoko” (lenda indígena) são exemplos de livros já publicados.

 

Serviço

Projeto Tocantins Poético e Lendário – escritora Irma Galhardo

Programação: declamação de poemas, roda de conversa, sorteio de livros, com sessão de autógrafos e interação público/escritora.

Data: Terça-feira (15 de março)

Hora: 9h

Local: Biblioteca Juarez da Gama Batista, Espaço Cultural José Lins do Rego

Entrada: gratuita

Apoio: Funesc