João Pessoa
Feed de Notícias

Biblioteca do Espaço Cultural auxilia preparação de concurseiros

quinta-feira, 7 de março de 2013 - 08:48 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

Considerada um dos espaços que mais recebe estudantes de João Pessoa, a Biblioteca Juarez da Gama Batista, no Espaço Cultural, é também parceira de inúmeros concurseiros que se dedicam aos estudos. Além do rico acervo com mais de cem mil obras, das qualidades físicas (climatização, cadeiras confortáveis, iluminação adequada e internet wi-fi, bebedouro), o local tem o mais importante dos requisitos: oferece tranquilidade aos estudantes, condição favorável à concentração, que melhora a apreensão dos conteúdos e aumenta o rendimento.

Esses atributos foram essenciais para que algumas pessoas conseguissem alcançar o objetivo,  passar em concursos públicos, como João Alfredo Rabelo, de 37 anos. Ele frequenta a biblioteca desde criança e viu várias fases do ambiente. Em 2007, publicou um livro e, desde 2009, estudava para concursos. Nesse período, foi usuário assíduo da unidade e recentemente passou no concurso para técnico administrativo do Governo do Estado.

Admitido há algumas semanas, João Alfredo agora, além de frequentador, é funcionário da biblioteca do Espaço Cultural. Para ele, esse espaço foi de fundamental importância nas suas conquistas. “Sempre gostei muito de estudar aqui e até trouxe meus filhos, pois é um lugar que tem tranquilidade, você se concentra melhor e o rendimento aumenta”, conta.

Coordenada pela bibliotecária e especialista em gestão da organização pública, Cybelle Macedo Nunes, a unidade tem um acervo composto por mais de cem mil obras. Recebendo e fazendo doações constantemente, a coleção se renova com frequência, sendo um importante instrumento de pesquisa para profissionais e estudantes de diferentes áreas.

Buscando atender ao máximo às necessidades dos usuários, a direção da Funesc estendeu o horário de funcionamento da Biblioteca Juarez da Gama Batista, das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira,  uma  reivindicação dos próprios usuários.  “Um grupo de estudantes se organizou e nos procurou para pedir a ampliação do horário e numa conversa aberta conseguimos chegar a um consenso. Acho que foi um importante passo dado, avançamos e melhoramos o nosso serviço em união, com a participação da comunidade, escutando as suas necessidades”. Conta com orgulho a presidente da Funesc, Lu Maia.

Cerca de 550 pessoas frequentam a biblioteca diariamente, 400 durante os turnos da manhã e tarde, e à noite já está passando dos 150, em apenas um mês de funcionamento no novo horário. A unidade é aberta ao público das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, permanece funcionando das 7h às 19h e aos domingos, das 8h às 14h.

Apoio - O trabalho da biblioteca não se restringe apenas aos estudantes que a utilizam. Na Paraíba, ela responde pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, sistema da Biblioteca Nacional, que apóia outras bibliotecas do Estado. “Nós temos a preocupação de sempre estar contribuindo com as bibliotecas públicas da Paraíba, fazendo vistorias, prestando apoio técnico e operacional e também oferecendo treinamentos”, explica Cybelle Macedo.