João Pessoa
Feed de Notícias

Biblioteca Central orienta sobre a doação livros para o seu acervo

quinta-feira, 4 de março de 2010 - 18:45 - Fotos: 
Esta semana, professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) comentaram a importância cultural do bibliófilo José Mindlin, que doou em vida parte de seu acervo e deixou de herança para a Universidade de São Paulo (USP) sua biblioteca particular, a maior do País. Aproveitando a oportunidade, a Biblioteca Central (BC) da UEPB informa aos interessados os procedimentos que devem adotar na hora de doar livros para o acervo daquele órgão.

A diretora Manuela Maia afirmou que a Biblioteca Central e suas 15 bibliotecas setoriais estão aptas a receber acervos doados. O procedimento acontece da seguinte maneira: o doador encaminha os livros e uma tabela listando a doação. Nela, impressa em duas vias, deve informar o título, autor, editor e ano de publicação; o servidor da biblioteca confere os títulos doados e assina uma das vias recebidas e entrega ao doador; este preenche e assina uma ‘carta de doação’, padronizada pela BC, identificando-o como doador; por fim, o órgão envia e-mail ou correspondência impressa agradecendo a doação.

Manuela disse ainda que a BC conta com importantes doações, a exemplo dos acervos de Raimundo Asfora (ex-vice-governador da Paraíba) e Honório de Mello. Ambos foram concedidos pelos familiares à Universidade Estadual, possuindo vasta informação nas áreas de História, Direito e Literatura. “Raimundo Asfora e Horácio de Mello foram dois intelectuais paraibanos e muito nos engrandece a guarda, preservação e difusão cultural desses acervos para o uso de toda a comunidade da UEPB”, ressaltou a diretora.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB