João Pessoa
Feed de Notícias

Beneficiários da FAC participam de oficinas na Semana dos Museus

quarta-feira, 14 de maio de 2014 - 08:26 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), por meio do Museu Casa do Artista Popular Janete Costa, em João Pessoa, promove uma série de atividades alusiva a Semana Nacional dos Museus. Nessa terça-feira (13), beneficiários do Programa Pão e Leite da Fundação de Ação Comunitária (FAC), participaram de atividades lúdicas e da oficina de criatividade em papel.

Pela manhã, crianças de 3 a 6 anos, acompanhadas das mães, residentes no bairro de Mangabeira, puderam fazer uma visita ao Museu e conhecer um pouco da história de cada obra produzida pelos artesãos paraibanos. Além disso, elas participaram da oficina de criatividade em papel. À tarde, um grupo de 20 idosos de Gramame também interagiram na oficina para fabricação de bolsas, toalhas, carteiras, utensílios domésticos e flores em material reciclado.

Para a diretora do Museu, Pedrita Tavares, a parceria com a FAC foi primordial para criar oportunidade aos beneficiários. “Pelos afazeres do dia-a-dia, trabalho eles acabam não tendo oportunidade de conhecer o universo e a riqueza que tem um museu. Além disso, as oficinas propiciam um momento de relaxamento e integração entre eles”, destacou a diretora.

A iniciativa foi aprovada pelos agricultores José Vicente e Antônio José, 62 e 64 anos, respectivamente. Por uma tarde, eles trocaram o trabalho árduo por uma tesoura, papel e cola. Com criatividade e muita sensibilidade nas mãos, eles ajudaram as mulheres a confeccionarem bolsas e até toalha de mesa em papel. “Eu achei que habilidade manual era só coisa de mulher, mas hoje quebrei meus pré-conceitos e até consegui fazer alguma coisa bem feita. Posso já ensinar para alguém”, comemorou o agricultor José Vicente.

O objetivo é incentivar e resgatar a criatividade dentro de cada um mostrando seus potenciais. Eu ensinei técnicas e alguns adaptaram da forma que bem sabiam. Criar permite ter uma vida com mais equilíbrio, soluções para os problemas e estimular situações favoráveis em épocas de crise. Tudo isso, infelizmente, não é ensinado na educação formal, mas nunca é tarde para aprender e melhorar”, explicou a instrutora da oficina, Maria Ângela.

As amigas aposentadas Maria do Carmo, Santina Móises e Helena dos Santos, 75, 64 e 67 anos, residentes em Gramame, também aprovaram a tarde interativa. “A gente fica em casa só cuidados dos afazeres domésticos, cozinhando, cuidando dos filhos e netos e esquece da gente. Ficamos até estressadas e esquecemos de brincar, conversar com as amigas. Isso é muito bom. Sem contar que já fiz bordado há muito tempo e nem sabia que ainda era capaz de criar tanta coisa diferente e bonita”, lembrou a aposentada Santina.

Programação – A primeira ação da Semana dos Museus aconteceu na manhã da última segunda-feira (12), com a palestra do professor e coordenador do Curso de Produção de Moda da Funetec, Léo Mendonça. Cerca de 20 estudantes de moda participaram das atividades. Nesta quarta-feira (14), cerca de dez grávidas também irão participar de um curso em pedrarias em sandálias.

Exposição – Além das oficinas voltadas aos beneficiários da FAC, o público pode visitar o Museu e ainda apreciar a exposição de roupas artesanais e recicladas desenvolvidas pela estilista Vanda Costa, da Xodó Fashion. A coleção foi em homenagem ao centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que teve suas músicas representadas em cada look, tais como “Asa Branca”, “Rosinha”, “Xote das Meninas”, “Assum Preto” e “Olha pro céu meu amor”. A exposição fica aberta até o próximo domingo (18).

Semana Nacional dos Museus – A semana é realizada anualmente por instituições museológicas para comemorar o Dia Internacional de Museus, no dia 18 de maio. Este ano, o tema é ‘Coleções criam conexões’.
Entre as atividades oferecidas, os visitantes e integrantes das escolas poderão aprender sobre a prática de cineclubismo, conferir exibição de filmes e curtas, mostras literárias, palestras, mesas temáticas, seminários, visitações guiadas, exposições fotográficas e iconográficas, saraus, gincanas culturais, atividades de campo, oficinas, ações educativas, performances e lançamentos de revistas.

Visitação – No período de agosto de 2013 a abril deste ano, o Museu ficou fechado para revitalização e reforma elétrica e hidráulica. No entanto, já houve a reabertura oficial no dia 2 de abril. A partir de agora, escolas, excursões, turistas e moradores que tenham interesse em visitar o Museu Casa do Artista Popular Janete Costa deve entrar em contato com a coordenação com pelo menos um dia de antecedência. Ele funciona de terça à domingo no horário das 9h às 17h e está localizado na Praça da Independência, 56 – Centro, João Pessoa. Mais informações pelo telefone 3221-2267.