Fale Conosco

13 de julho de 2015

Beneficiário do Procase participa de rota de aprendizagem no Rio Grande do Norte e Ceará



O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) participa, a partir desta segunda-feira (13), da rota de aprendizagem Cooperativismo e acesso a mercados na agricultura familiar no semiárido do Nordeste, realizada pela organização Procasur, no âmbito do Programa Semear, em parceria com o Projeto Dom Helder Câmara. A rota visitará experiências no interior do Rio Grande do Norte e Ceará até o próximo sábado (18).

O objetivo da rota de aprendizagem é proporcionar um espaço de troca de conhecimento, reflexões, e perspectivas de avanços para a estruturação de iniciativas de fortalecimento da agricultura familiar, entre os agricultores da rota e os que estão gerenciando as experiências.

Serão visitadas as experiências da Cooperativa da Agricultura Familiar de Apodi (Cooafap) e Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (Coopapi), ambas no sertão de Apodi (RN), e da Cooperativa Agropecuária de Senador Pompeu (Cosena), no sertão central do Ceará. Também será visitado o espaço de comercialização direta ao consumidor em Fortaleza (CE), iniciativa promovida pelo Sistema da OCB/CE em colaboração com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA/CE).

Além de técnicos do Procase, também participa da rota de aprendizagem o apicultor Manoel Bezerra da Silva, da comunidade Pedra Lavrada, no município de São José dos Cordeiros, no Cariri Ocidental. Ele faz parte de uma das 35 associações que estão sendo beneficiadas com os recursos do Procase a partir dos editais de chamada pública 2013/2014 para apoio a projetos produtivos.

“O Procase tem uma preocupação constante com a inclusão social dos seus beneficiários. Temos um planejamento de cursos, oficinas, capacitações e intercâmbios que promovam o desenvolvimento humano, sempre com referência ao desenvolvimento sustentável e a convivência com o semiárido”, comenta Hélio Barbosa, coordenador do Procase.

Seu Manoel é um dos membros da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de São José dos Cordeiros, que teve projeto conveniado a partir do Edital 2014, com investimentos de aproximadamente R$130 mil para aquisição de colmeias e implantação de pasto apícola.

O PROCASE – O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú é uma ação do Governo do Estado da Paraíba que conta com o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) para apoiar iniciativas de organizações de agricultores familiares em 56 municípios paraibanos, buscando desenvolver ações que fortaleçam a convivência com o semiárido.