João Pessoa
Feed de Notícias

Batalhão dos bombeiros em Guarabira comemora aniversário com eventos para a comunidade

terça-feira, 24 de novembro de 2015 - 12:37 - Fotos:  Secom-PB

O3º Batalhão de Bombeiro Militar da Paraíba (3º BBM) comemora, esta semana, o 24º aniversário de fundação da unidade. Para marcar a data, uma programação festiva foi elaborada e apresentada à comunidade local nesta segunda-feira (23). O 3º BBM é sediado em Guarabira, no Brejo paraibano, e cobre 53 cidades da região.

Segundo o comandante da unidade, tenente coronel Joelson Macena, dentro da programação, o quartel fará uma atividade intitulada Portas Abertas, no qual serão recebidos durante toda a semana estudantes de escolas públicas com o intuito de mostrar a rotina e o trabalho do bombeiro militar. “Vamos mostrar as atividades desempenhadas pela instituição e pela nossa unidade, além de disponibilizar os equipamentos para os alunos praticarem rapel dentro das instalações do quartel”, contou.

Para ele, essa aproximação com a comunidade é essencial para fortalecer a confiança da população nos bombeiros, bem como esclarecer pontos básicos como quais serviços são inerentes ao Corpo de Bombeiros e quais devem ser prestados por outros órgãos.

Outro evento que integra a programação e que já é tradição em Guarabira é o Pedal do Fogo, um passeio ciclístico que estimula a prática de esportes e o transporte sustentável. A competição acontece nesta quarta-feira (25), com concentração na frente do quartel, às 18h. O percurso total é de aproximadamente sete quilômetros e as inscrições – efetivadas com a  doação de dois quilos de alimentos não perecíveis – podem ser feitas até antes do início do evento.

A semana festiva será encerrada na sexta-feira (27), com uma formatura militar, quando serão entregues medalhas em homenagens a bombeiros do batalhão que se destacaram pelos bons serviços prestados.

O Batalhão – O 3º Batalhão de Bombeiro Militar foi inaugurado em 26 de novembro de 1991. Ele é sediado na Rua Almeida Barreto, Centro de Guarabira, e conta com um efetivo de quase 100 militares.

A unidade presta à população serviços de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e busca e salvamento, além de prevenção e fiscalização de sistema de incêndio e pânico. No total, o 3º BBM cobre 53 cidades da região, incluindo o município de Baía de Traição, onde é prestado o atendimento de prevenção aquática com a escala de guarda-vidas.