João Pessoa
Feed de Notícias

Batalhão de Patos realiza capacitação em criminalística

quarta-feira, 2 de março de 2011 - 16:25 - Fotos: 
Os alunos da turma do Curso de Formação de Soldados 2010 (CFSD) do 3º Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Patos, estão recebendo noções de criminalística. A capacitação é ministrada pelo Chefe do Núcleo de Criminalística da cidade, perito criminal Adriano José Guedes Medeiros.
As atividades, realizadas em 30 horas/aulas, compreendem aspectos relacionados ao isolamento e preservação do local do crime, traumatologia forense e noções de balística e de papiloscopia, a ciência que trata da identificação humana através das papilas dérmicas existentes na palma das mãos e na sola dos pés, mais conhecida pelo estudo das impressões digitais.
Segundo o perito, esse conhecimento é indispensável na formação dos policiais, uma vez que o sucesso das investigações depende da ação conjunta entre aqueles que primeiro atendem as ocorrências e aqueles que darão procedimento ao caso. “É preciso que os militares isolem bem os locais de crime para que as evidências não se percam, principalmente porque geralmente ocorrem tumultos, concentração de curiosos e assédio da imprensa” relatou Adriano.
Adriano Guedes Medeiros já ministrou o curso para outras turmas de CFSD do 3º BPM e participou das instruções do Estágio Avançado de Operação e Sobrevivência em Área de Caatinga (Cosac). O perito também vai realizar o curso no 6º BPM, na cidade de Cajazeiras, para os alunos do Curso de Formação de Soldados. 
Educação de Trânsito – O 3º Batalhão de Polícia Militar está desenvolvendo o projeto “Uma Semana Transitando com Você”, desenvolvido pela Divisão de Educação de Trânsito da Cptran. Esta semana, as atividades são realizadas na Escola Municipal Adjalma Medeiros, localizada no bairro Belo Horizonte, em Patos, com palestras e dinâmicas que informam as crianças sobre as principais regras e condutas que se deve observar para a segurança no trânsito.