Fale Conosco

20 de dezembro de 2017

Barragem subterrânea em Mataraca garante produção de hortaliças



barragem subterrânea-mataraca (1)A primeira barragem subterrânea construída no litoral paraibano com o acompanhamento da Emater, localizada no município de Mataraca, vai garantir o armazenamento de água no subsolo para o consumo humano e irrigação de hortaliças e fruteiras, beneficiando famílias do Sítio Uruba. A obra fica localizada nas terras do agricultor familiar Severino Janoca da Silva, que desenvolve outras atividades como apicultura e pequenas criações.

Na terça-feira (19), Severino Janoca viu o sonho de ter uma barragem em suas terras realizado: a barragem subterrânea foi construída com acompanhamento técnico da Emater, em parceria com a prefeitura municipal.

Tem uma extensão de 25 metros e uma profundidade superior a quatro metros. Com essas dimensões, após um bom período de inverno, terá capacidade de armazenar água para 650 cisternas de 16 mil litros cada. Caso sejam utilizadas diariamente as águas de duas cisternas, o agricultor terá uma reserva hídrica para dois anos sem prejuízos ao cultivo de hortaliças, cujo projeto pretende executar em seu entorno.

barragem subterrânea-mataraca (4)Localizada numa área com grande potencialidade para produção agrícola, de modo especial hortaliças e fruteiras, o agricultor vai começar pelas hortaliças como forma de diversificar as atividades rurais. Ele trabalha com apicultura, tem criação de galinhas e gado para engorda.

São dois apiários com 34 colmeias de abelhas africanizadas, jandaira e uruçu. Comercializa a produção nas feiras livres da região e em João Pessoa e é fornecedor do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Também é presidente da Associação de Apicultores do Município de Mataraca, tendo 13 associados que foram beneficiados com a construção de uma casa do mel.

Diversificação – Severino Janoca disse que queria a barragem para diversificar seu trabalho no campo, com a obra beneficiando também outras famílias próximas. Para o secretário da Agricultura e Abastecimento de Mataraca, José Cabral da Silveira, a barragem é uma alternativa para acumular água aproveitando-se da topografia que é favorável.

“Nosso município tem potencial agrícola com bons índices pluviométricos, de modo que a barragem logo estará dando os resultados desejados”, comentou.

Com a participação da Emater, empresa integrante da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, a prefeitura barragem subterrânea-mataraca (2)municipal de Mataraca pretende instalar outras barragens para atender a agricultura familiar e ter uma produção agrícola sem sofrer interrupção em período de estiagem.

A barragem foi construída com o assessoramento técnico de Ricardo Pereira, tendo o acompanhamento do chefe do escritório local da Emater, Ernandes Alves da Silveira. O escritório da Emater de Mataraca fica localizado na regional da Emater em João Pessoa, coordenado por Keila Leal.