João Pessoa
Feed de Notícias

Banhistas podem aproveitar 55 praias do litoral paraibano

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 - 12:38 - Fotos:  Alberi Pontes/ Secom-PB

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou o relatório semanal sobre a balneabilidade das praias paraibanas. O relatório aponta que 55 praias, das 56 existentes no Estado, estão adequadas ao banho. A qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória. Apenas a praia do Jacaré, localizada no município de Cabedelo, na margem direita do estuário do Rio Paraíba, está classificada como imprópria à balneabilidade.

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais do órgão divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é realizada mensalmente.

De acordo com a Sudema, a classificação de balneabilidade das praias é válida até a emissão do próximo relatório, que será divulgado no dia 14 de dezembro. A química responsável pela analise das amostras de água recolhidas nas 56 praias foi Maria de Fátima Lins de Menezes. No relatório, ela alerta que “a Sudema recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente onde houver indício de escoamento recente”.