João Pessoa
Feed de Notícias

Banda da Polícia Militar realiza concerto na orla de João Pessoa

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015 - 09:29 - Fotos:  Secom-PB

A Banda de Música da Polícia Militar realiza concerto gratuito, nesta quinta-feira (29), para marcar o início das comemorações do aniversário de 183 anos da corporação. A apresentação acontece às 19h30, no Largo da Gameleira, na praia de Tambaú, em João Pessoa. O espetáculo tem regência do capitão Edson Pequeno e vai contar com 38 integrantes.

No repertório, os músicos apresentam músicas clássicas, contemporâneas, religiosas e da MPB. “Montamos uma apresentação especial, que vai de ‘Lago dos Cisnes’, de Tchaikovsky, até ‘Primavera’, de Tim Maia, sem esquecer, é claro, de nossas músicas regionais”, adiantou o capitão Edson Pequeno.

O espetáculo terá duração de aproximadamente uma hora. Foram várias semanas de ensaios para o evento que marca a passagem de mais um aniversário da Polícia Militar.

Sobre a banda – A Banda de Música da Polícia Militar foi criada no ano de 1867, sendo hoje uma das mais antigas do Brasil. Ao longo dos anos, artistas renomados saíram de seus quadros e ganharam destaque no Brasil e até no exterior, como é o caso do maestro Severino Araújo (da Orquestra Tabajara do Rio de Janeiro), maestro Moacir dos Santos (professor de música nos EUA), José Barreto (componente da Orquestra Tupy do Rio de Janeiro) e Jurandir Félix (Jurandir do Sax, ex-militar que ganhou destaque com a execução do Bolero de Ravel nas tardes da Praia do Jacaré, em Cabedelo).

Como parte comemorativa do Sesquicentenário da Polícia Militar da Paraíba, em 1982, a banda gravou o primeiro disco com repertório de dobrados, clássicos e músicas populares. Em 1985, lançou outros discos e hoje tem CD e DVD. A banda de música da Polícia Militar se apresenta, em média, 240 vezes por ano.